Parada de natal, pista de gelo e dezenas de espetáculos para ver no centro de Braga

O programa Braga é Natal arranca a 29 de novembro e prolonga-se até 11 de janeiro com mais de 80 espetáculos e quase uma centena de atividades para famílias. A inauguração da iluminação, a 1 de dezembro e a Parada de Natal, na tarde do dia 14 são dois dos momentos emblemáticos do programa apresentado esta quinta-feira no Salão Nobre do Theatro Circo. A cidade volta a contar com um mercado de natal e uma pista de gelo que nesta edição regressa ao centro da cidade.
O investimento municipal ronda os 450 mil euros em 2025, incluindo a iluminação de natal por todo o concelho, mas o destaque vai para a diversidade programática que habitualmente atrai milhares de pessoas ao centro histórico, sobretudo durante os fins-de-semana.
“Há momentos marcantes da programação, um deles a 1 de dezembro com os olhos postos na árvore de natal, colocada bem no centro da cidade, daremos início a esta aventura de encanto, esperança e também de humanidade”, mencionou Porfírio Correia, diretor do departamento de cultura a quem coube a apresentação do programa ao detalhe. O momento é antecedido do concerto Joyful, Juyful – Alegria Gospel Collective.
Teatro, música, novo circo, magia, oficinase e horas do conto
Do programa já disponível no site oficial constam 24 espetáculos de música, 44 espetáculos de teatro, novo circo e magia, 13 espetáculos de dança, 8 sessões de cinema, 44 performances/animações de rua e mais de 800 participantes na Parada de Natal (tarde de 14 de dezembro) nas ruas do centro histórico, este ano com um percurso alargado.
No Largo do Pópulo, destaque para a pista de gelo que sai do Forum Braga na edição de 2025. Aliás, um dos sinais deste novo programa passa por aglumerar as atividades e propostas no centro histórico da cidade. O mesmo acontece com a passagem de ano que volta à Avenida Central. A festa arranca pelas 22h30 com o DJ Emídio Meireles, seguindo-se à meia-noite o espetáculo de fogo-de-artifício. A música prossegue com Os Vizinhos, Meninos do Rio e o DJ André Salvador.
O palco Braga é Natal fica instalado na Avenida Central e vai acolher mais de 80 espetáculos. Na mesma Avenida ficará instalado o Laboratório de Natal [com 82 atividades programadas] e ainda o Mercado de Natal.
A tradicional corrida S. Silvestre está agendada para as 19h00 de 21 de dezembro contando com uma prova de 10Km e outra de 5Km.
Espetáculo de encerramento da Braga Capital Portuguesa da Cultura acontece a 28 de dezembro
“Entre Pedra e Bruma” é o nome do espetáculo de encerramento da Braga 2025 Capital Portuguesa da Cultura. Acontece no Theatro Circo e é “inspirado nas lendas e tradições de Braga e Ponta Delgada” numa “homenagem poética ao legado de cada cidade”, pode ler-se no documento dedicado à programação.
Na noite de 5 de dezembro, , pelas 21h30, dia de S. Geraldo, o Theatro Circo acolhe um espetáculo da Azeituna com Jorge Palma.
A Associação Empresarial de Braga estima que os bracarenses gastem no comércio local ao longo do mês de dezembro cerca 240ME.
