PAN quer resultado das bolsas de estudo no momento da candidatura ao Ensino Superior

Para o PAN – Pessoas, Animais, Natureza-, os jovens devem saber se terão uma bolsa de estudos no momento da candidatura ao ensino superior. O valor das bolsas deve ser aumentado e os critérios de atribuição devem ser revistos.

O cabeça de lista pelo distrito de Braga, Rafael Pinto, considera esta uma prioridade, ainda que também defenda a “conversão de imóveis públicos”. “O Estado deve fazer o levantamento dos imóveis devolutos para converter em habitação estudantil e acessível e, caso não seja suficiente, construa-se”, esclarece Rafael Pinto. Ainda em matéria do Ensino Superior, o partido é apologista da “redução progressiva da propina, ate à eliminação”. Quanto ao alojamento, o partido pretende ainda adaptar todas as estruturas residenciais universitárias para pessoas com necessidades específicas.

Dando como exemplo a Universidade do Minho, o cabeça de lista por Braga do PAN lamenta o grave problema que é o subfinanciamento das instituições. “Precisamos de garantir empregos qualificados e o financiamento das universidades para garantir centros de investigação, de inovação e desenvolvimento”, disse ainda. Para Rafael Pinto, “Portugal tem uma vantagem competitiva grande, ao nível dos trabalhos qualificados, que não está a aproveitar”. Rafael Pinto critica ainda o governo por “não ter visão”, no sentido de “criar uma ligação que incentive ainda mais a investigação e desenvolvimento, para termos empresas que criem emprego qualificado”, insiste. 

O PAN quer ainda “reforçar em sede de IRC os incentivos para que as empresas que suportem o custo das propinas de licenciaturas, mestrados ou doutoramentos dos seus trabalhadores, de forma a potenciar a aprendizagem ao longo da vida e a diversificar os perfis de acesso ao ensino superior”. 


No programa eleitoral consta ainda a revisão do “modelo de acesso ao Ensino Superior, não o centrando exclusivamente em resultados académicos” e o alargamento do “Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior a todos os ciclos universitários e a todos os estudantes, propondo um aumento da verba ao mesmo, caso necessário, e incentivando às boas práticas detetadas”. Além disso, querem “clarificar os critérios de progressão remuneratória mínima dos/das docentes do ensino superior público, eliminando as situações de injustiça criadas por aplicação díspar entre instituições”.


Rafael Pinto candidata-se pela terceira vez consecutiva, pelo círculo de Braga, às eleições legislativas.


Conheça as propostas do PAN aqui.


As entrevistas aos candidatos podem ser escutadas aqui.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Rádio Aurora - A Outra Voz às 10:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv