PAN quer que Câmara de Braga adote fogos de artifícios “silenciosos”

A concelhia de Braga do PAN endereçou uma proposta ao executivo municipal com uma alternativa à utilização de fogos de artifício tradicionais. Em comunicado, o deputado único explica que o objetivo é “mitigar os efeitos nefastos a nível social e ecológico da utilização do fogo tradicional, quer seja pelo seu impacto a nível de poluição atmosférica, quer sonora”.

Tiago Teixeira argumenta que “os fogos de artifício atuais perturbam pessoas de todas as idades, sendo especialmente afetadas crianças do espectro do autismo, pessoas idosas e/ou pessoas doentes”. “São também várias as evidências do seu impacto negativo nos animais, tanto domésticos como assilvestrados, e ainda no meio-ambiente e na saúde”, acrescenta.

Alertando que, no concelho, são “vários os eventos nos quais se recorre a fogo-de-artifício, muitos dos quais promovidos ou apoiados pela autarquia”, o deputado indica que “a Organização Mundial de Saúde aponta 120 decibéis como o limiar de dor para o som”, abaixo dos “150 normalmente associados a espetáculos de pirotecnia”.

Como alternativa, Tiago Teixeira destaca que, “cada vez mais, são as cidades que escolhem fogos de artifício silenciosos, como São Paulo e Califórnia”, dando ainda o exemplo dos “maiores espetáculos de luzes na Disneyland, que optou por se modernizar e usar drones para exibir um verdadeiro espetáculo de luzes, magia, mas sem o impacto sonoro”. “Isso é o progresso que queremos ver na nossa cidade para alegria e saúde de todas e todos”, enfatiza.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Espaço RUC às 07:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv