PAN quer ferrovia a ligar distrito de Braga e passes gratuitos até 2028

O partido Pessoas, Animais e Natureza (PAN) defende a ligação do distrito de Braga através da ferrovia. Para lá da ligação do quadrilátero urbano, o cabeça de lista pelo distrito, Rafael Pinto, diz que “já se justifica ter ferrovia entre Guimarães e Fafe ou entre Braga e Vila Verde”. “Temos movimentos pendulares de milhares de pessoas que não precisavam de usar o seu automóvel, fazem-no porque não existem alternativas”, afirmou. O partido pretende ainda ver reforçada a rede de transportes públicos nos concelhos do distrito e aponta à gratuitidade dos mesmos até 2028. “No Orçamento do Estado há 300 milhões de euros de benefícios fiscais para petrolíferas do país, que dão para financiar quatro milhões de passes e pode dar para recuperar a carreira dos professores”, sugere Rafael Pinto, lamentando as “prioridades invertidas” do governo socialista.


Na saúde, “o PAN não se diz frontalmente contra parcerias público-privadas, desde que sejam mais benéficas”. “No caso do Hospital de Braga, é muito estranho virem com opiniões quando os dados são muito claros: os profissionais de saúde preferem a gestão publica, porque trabalham menos horas, têm rendimentos mais elevadas e melhores carreiras e, no que diz respeito ao acesso a cuidados de saúde, o Hospital de Braga faz mais consultas e cirurgias e tem mais serviços”, apontou. O candidato do PAN considera que, ainda assim, “é preciso mais investimento em saúde”.


Museus gratuitos até aos 25 anos e criação de uma rede pública de escolas artísticas


“Defendemos o acesso gratuito a museus até aos 25 anos, a criação de uma rede pública de escolas artísticas, e 1% do OE para investir em Cultura”, referiu.

No ambiente, o partido propõe-se a “criar apoios técnicos e financeiros para ajudar os municípios a implementar a Lei de Bases do Clima e os respetivos planos municipais de ação climática” e erradicar a pobreza energética até 2050. Além disso, querem “aprovar um Programa de Mobilidade Sustentável para a Administração Pública para o período de 2025-2030, que aposte na conversão das frotas públicas rodoviárias para modo elétrico”. 


No programa eleitoral, o PAN manifesta a intenção de “criar o Ministério do Ambiente, Proteção Animal

e Biodiversidade e concretizar a criação/construção de Hospitais Veterinários Públicos”.

Rafael Pinto candidata-se pela terceira vez consecutiva às Legislativas como cabeça de lista do PAN em Braga, reconhecendo que este “é um distrito difícil”. “Temos uma boa hipótese de eleição, sabendo que é difícil num contexto político polarizado. Mais um deputado do PS ou da AD não vai fazer a diferença para a população de Braga, mas a eleição de um deputado do PAN pode fazê-la”, finalizou. 



Conheça as propostas do PAN aqui.


As entrevistas aos candidatos podem ser escutadas aqui.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv