PAN Braga quer criar Serviço Municipal de Compostagem de Resíduos Orgânicos

O candidato do PAN à Câmara de Braga defende a criação do Serviço Municipal de Compostagem de Resíduos Orgânicos. A medida foi apresentada na sequência da reunião com o Circular Economy Club de Braga.

De acordo com o relatório de sustentabilidade do concelho, referente ao ano de 2019, pouco mais de metade dos habitantes tinha acesso rápido a contentores e apenas 21% dos resíduos produzidos eram reciclados. Socorrendo-se desses dados, Rafael Pinto refere que Braga precisa de “valorizar mais os resíduos orgânicos”, dando o exemplo dos “restos alimentares que são produzidos no dia-a-dia e que vão para aterro sanitário, tal como os outros resíduos”.

Apesar de haver “alguma triagem”, o candidato do PAN alerta que “ainda não é suficiente”, sugerindo, por isso, o processo de compostagem. O objetivo passa por colocar compostores ao longo de todo o concelho, sendo depois recolhidos por esse serviço municipal. “Podemos optar por criar os chamados compostores comunitários para fazerem, por exemplo, a compostagem de uma urbanização”, sugere. Depois, a ideia é “transformar os resíduos em adubo para ser utilizado como fertilizante natural, dando-lhes uma nova vida”.

Para o cabeça de lista à Câmara Municipal, Braga deve “antecipar a diretiva europeia” de aumentar os níveis de reciclagem dos atuais 44% para 65% até 2035 na União Europeia e reduzir a deposição em aterros sanitários.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Alumni pelo Mundo
NO AR Alumni pelo Mundo A seguir: Galiza Mais Perto às 21:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv