PAN Braga debate variedade da oferta nas cantinas escolares

A distrital de Braga do PAN alerta para a necessidade de uma oferta variada nas cantinas escolares.
O tema será debatido, na página do Facebook da distrital, este sábado, às 11h00.
“Apesar da lei portuguesa, por proposta do PAN, contemplar a obrigatoriedade de oferta de refeições 100% vegetarianas nas cantinas públicas e até de bebidas vegetais, a sua aplicação ainda encontra entraves”, explicou o porta-voz do PAN Braga, Rafael Pinto.
O partido diz que “são cada vez mais os cidadãos, incluindo jovens e crianças, que optam por diminuir o consumo de produtos de origem animal, mas esta escolha nem sempre está disponível nas escolas, podendo deixar alunos fora das refeições escolares”.
A distrital de Braga do PAN alega ainda que “no caso das bebidas vegetais, que já representam mais de 10% do mercado nacional de leite, a lei prevê uma quota para disponibilização nas escolas”. “De acordo com um estudo recente da Associação Vegetariana Portuguesa, 56% dos municípios desconhecem esta medida e não oferecem alternativas ao leite de vaca”, frisam.
“Esta falta de alternativas pode excluir milhares de crianças, privando-as de uma refeição nutritiva, importante para o seu desenvolvimento. Do ponto de vista social pode criar sentimentos de exclusão e representar um acréscimo de encargos para os pais, que apenas procuram uma opção adequada à saúde e preferências dos filhos. Mais do que uma questão de sustentabilidade e saúde, é uma questão de inclusão”, finalizou Rafael Pinto.
O PAN Braga vai debater a alimentação das crianças nas escolas, este sábado, a partir das 11h00. A sessão será transmitida na página do Facebook da distrital e contará com Joana Oliveira, vice-Presidente da Associação Vegetariana Portuguesa; Carolina Mesquita, autora de um estudo sobre a pegada de carbono das refeições em Portugal e Sara Salgado, estudante do mestrado Europeu Global Challenges for Sustainability, que realizou investigação na área das refeições escolares sustentáveis ao abrigo da bolsa Gulbenkian novos talentos 2022.
