Palácio Vila Flor recebe mostra comemorativa dos seus 15 anos

“O Palácio” é a mostra colectiva que inaugura esta sexta-feira, no Palácio Vila Flor, em Guimarães. 

Obras de uma grande parte dos artistas que ali expuseram ao longo dos últimos 15 anos poderão ser visitadas até ao dia 6 de Março de 2021. 

Em entrevista à RUM, o programador de artes visuais do espaço, Ivo Martins, explicou que “a exposição resume 15 anos de actividade do Palácio a apresentar arte contemporânea portuguesa”. 

Estão envolvidos cerca de “60 artistas e 30 obras”, “com uma forte conotação local”. “Fizemos uma exposição sobre os 10 anos do Laboratório das Artes de Guimarães e duas colectivas com a colaboração da Escola de Artes de Guimarães”, adiantou.

Será ainda apresentada “documentação, imagem e som destas colectivas, já que não podem ser incluídos todos os artistas que passaram por essas colectivas, por uma questão de espaço”.

A exposição cumpre as directivas da Direcção-Geral da Saúde, garante Ivo Martins, com número limitado de pessoas a cada visita, estando garantidas todas as regras de higiene e segurança estão asseguradas. 

A exposição – numa alargada partilha da arte de Alexandre Estrela, Adelina Lopes, André Cepeda, André Príncipe, António Júlio Duarte, António Olaio, Arlindo Silva, Daniel Blaufuks, Gabriela Albergaria, Gabriel Abrantes, Fernando Calhau, Fernando Brito, Hugo Canoilas, João Queiroz, José Almeida Pereira, José Loureiro, Manuel Caeiro, Paulo Mendes, Patrícia Almeida, Pedro Cabral Santo, Pedro Portugal, Pedro Sousa Vieira, Pedro Tudela, Sonoscopia, O Bergado, Salão Olímpico com Carla Filipe, Isabel Ribeiro, Renato Ferrão e Eduardo Matos, Guimarães – Arte Contemporânea 2011 e Laboratório das Artes – 10 Anos – estrutura-se num eixo arrítmico, remetendo o espaço do Palácio a uma paralaxe no tempo, onde em simultâneo passam habitar todos os tempos do Palácio num mesmo. 

Mostra estará patente até Março de 2021

Esta mostra coletiva poderá ser visitada e explorada no seu interior até 6 de março de 2021 na área expositiva totalizada pelos cerca de 850 metros quadrados distribuídos em dois pisos deste secular edifício, cuja história se escreve desde o século XVIII, altura da sua construção inicial, tendo atravessado várias épocas, vivências e usos na companhia dos seus jardins que o acompanham até ao presente. A entrada na exposição pode ser realizada de terça a sexta, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00, e ao sábado, das 10h00 às 12h30, pelo custo de 2 euros ou 1 euro com desconto.

Os próximos dias 19 de dezembro (10h30) e 27 de fevereiro de 2021 (16h00) são uma oportunidade para embarcarmos numa visita orientada a esta exposição que marca o já longo percurso deste abrigo impulsionador da arte contemporânea. Estas visitas, com duração aproximada de 60 minutos e limitadas a um máximo de 7 participantes, estão disponíveis pelo valor de 2 euros mediante inscrição prévia através do email mediacaocultural@aoficina.pt ou do 253 424 716.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sérgio Xavier
NO AR Sérgio Xavier A seguir: Sara Pereira às 15:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv