P5 celebra 3.º aniversário. “Chegamos a um universo de dezenas de milhares de pessoas”

Em três anos de funcionamento, o Centro de Medicina Digital P5 já conta com mais de mil registos e chega a um universo de dezenas de milhares de pessoas. Há até quem compare o sistema à linha do SNS24.

Este serviço da Escola de Medicina da Universidade do Minho “surgiu com o objetivo de promover atividades com pouca expressão no serviço nacional de saúde, através do recurso a novas tecnologias”.

Em dia de aniversário, o presidente da Escola, Nuno Sousa, revelou que “há cerca de mil pessoas registadas” na plataforma. “Chegamos a um universo de dezenas de milhares de pessoas”, referiu. 

A cada ano, o crescimento é “a dois dígitos”, embora tenham começado do zero. “Quem usa, gosta muito e esses utilizadores são os melhores embaixadores para a continuidade do P5″, afirmou. Durante a pandemia, os profissionais afetos ao Centro recebiam “centenas de contactos” e “a taxa média de resposta era de menos de dez minutos”. O P5 conta, neste momento, com “dois médicos, três enfermeiros, quatro psicólogos e engenheiros informáticos”, mas há outros profissionais a prestar apoio com, por exemplo, teleconsultas. 

Na comunidade onde estão inseridos, a académica, o público é maioritariamente jovem e, por isso, “tem ainda pouca necessidade de pedir cuidados de saúde”. No entanto, “têm um grande conforto com a mediação digital e até a preferem à presencial”. “Nesse segmento, temos feito um trabalho que nos orgulha ao nível da saúde mental, com apoio psicológico ou psiquiátrico”, finalizou Nuno Sousa. 

O 3.º aniversário do Centro de Medicina Digital P5 será celebrado esta quarta-feira, às 17h00, na Escola de Medicina da UMinho, com uma conversa sobre “A Digitalização dos Cuidados de Saúde”. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv