“Os portugueses criaram uma habituação aos fundos comunitários”

Foi a partir de um estúdio digital, no Altice FORUM Braga, que o presidente do Município de Braga e da InvestBraga deu as boas-vindas aos participantes do webinar, organizado pela InvestBraga e a PwC, sobre o tema “Fundos Europeus”.
Uma discussão que versa sobre a apelidada Bazuca Europeia. Este pacote conjuga o orçamento plurianual para 2021-2027 — 1,07 biliões de euros — e o Fundo de Recuperação — 750 mil milhões de euros. Recorde-se que a União Europeia irá financiar o Fundo de Recuperação com dívida comum contraída pela Comissão Europeia nos mercados em nome dos 27.
Sustentabilidade, digitalização e competitividade do tecido empresarial são alguns dos tópicos em análise durante a sessão.
Na sessão de abertura, Ricardo Rio não poupou nas críticas aos Governos portugueses que, na sua opinião, têm dado um “mau exemplo”, visto que “utilizam o financiamento comunitário para financiar aquilo que, normalmente, deveria caber ao seu próprio orçamento”. “Os portugueses como que criaram uma habituação aos fundos comunitários”, conclui o edil.
Na sua curta intervenção, o autarca bracarense destacou as obras de requalificação do Altice FORUM Braga como “uma excelente demonstração de como os fundos europeus podem ajudar a reinventar um determinado espaço e colocá-lo ao serviço da dinamização económica e do desenvolvimento do território”.
O webinar “Fundos Europeus” contou com a participação de Pedro Deus, Global Incentive Solutions Partner da PwC, Gabriela Teixeira, Consulting Lead Partner da PwC, Bethy Larsen, People & Organisation Partner da PwC, Cláudia Rocha, Strategy Advisor Partner da PwC, Cláudia Coelho, Sustainable Business Solutions Director da PwC e Carlos Silva, administrador Executivo da InvestBraga.
