“Os olhos da Europa vão estar no Municipal de Braga. Vamos dar o exemplo”

“Os olhos do país e da Europa” vão estar, esta quinta-feira, no Estádio Municipal de Braga. Este é o primeiro jogo entre equipas profissionais, em Portugal Continental, com público nas bancadas.
Para este “teste piloto” o Comando Distrital da PSP de Braga montou uma estratégia assente em três níveis de comando: estratégico, operacional e táctico que será baseado no diálogo, visibilidade e numa atitude amigável.
Actualmente, a PSP não tem conhecimento da deslocação de adeptos afetos ao AEK de Atenas.
Em conferência de imprensa, esta manhã no Comando Distrital, foram elencadas as regras que estão programadas para esta partida referente à fase de grupos da Liga Europa.
De acordo com o Comissário da PSP, Fernando Rabaldinho, todos os espectadores devem sentar-se no local atribuído. Pessoas do mesmo agregado familiar têm de cumprir distanciamento social dentro do Estádio Municipal de Braga. É proibida a entrada com “objectos de grandes dimensões como tarjas e instrumentos produtores de ruído”. A PSP informa que as claques não estão autorizadas. Todos os que se desloquem até ao Municipal de Braga devem fazê-lo “numa vertente individual”.
Recorde-se que estão previstos um total máximo de 4.500 espetadores. As bancadas que estão autorizadas a receber público são: poente inferior e superior e nascente inferior. Também os camarotes e tribuna vão abrir portas.
A entrada para quem tem bilhete para a bancada poente e nascente inferior terá de ser feita pela Alameda do Estádio Municipal. Quem tiver ingresso para a bancada poente superior deverá recorrer às entradas P3 e P4 pela Rua de São Martinho ou fazer o acesso pelo Bairro da Misericórdia. Entretanto, a PSP garante que adeptos com bilhete para as bancadas inferiores que estejam no Bairro da Misericórdia podem “descer a rampa de acesso à pedreira”.
Quando à saída, essa será feita bancada a bancada.
A partir das 18h00 as portas do Estádio Municipal de Braga vão abrir-se aos adeptos. A PSP recomenda que os espectadores “cheguem cedo”, de modo a evitar ajuntamentos. O uso de máscara será obrigatório assim como o distanciamento social. A medição da temperatura será feita pela empresa privada contratada pelo clube, porém caso não existam meios humanos suficientes, a PSP irá ajudar nessa tarefa.
No local estarão responsáveis da Direcção-Geral de Saúde a avaliar o decorrer do policiamento. “Os olhos do país e da Europa vão estar focados no Estádio Municipal de Braga. Temos de dar o exemplo”, declara o Comissário da PSP, Fernando Rabaldinho.
