Orçamento da AAUMinho aumenta para 5,571 milhões de euros

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) vai lidar com um orçamento de 5,571 milhões de euros em 2024. Em relação ao ano anterior, é um acréscimo de 193 mil euros.

Os planos de orçamento e atividades foram aprovados em sede de Reunião Geral de Alunos, esta sexta-feira, no Campus de Gualtar, em Braga. Votaram a favor 40 estudantes, cinco abstiveram-se e não se verificou qualquer voto contra.

No final da sessão, em declarações à RUM, a presidente da AAUMinho explicou o aumento do orçamento com “a subida dos preços” em geral, decorrente da taxa de inflação, que já teve impacto em 2023. No campo das possíveis receitas, há um cenário que a “preocupa muito, muito, muito”apontando para o caso dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM).


Margarida Isaías alerta que ainda existem “alguns valores pendentes do ano passado” e que têm reflexo nas vertentes cultural e desportiva. O problema, explica, reside no facto de o aumento do financiamento à universidade por parte do Estado se verificar apenas nas unidades orgânicas, “sem sequer haver mais um cêntimo para os SASUM nem para os estudantes”. Paralelamente, o subsídio atribuído pelo Instituto Português do Desportivo e Juventude sofreu uma redução.



CFJ dá parecer positivo, mas mostra-se preocupado com Enterro da Gata

O CFJ – Conselho Fiscal e Jurisdicional emitiu um parecer positivo sobre o documento, apesar de ter deixado algumas considerações negativas. Dando o exemplo do Enterro da Gata, a vogal Marta Lima apontou para “o constante aumento dos transportes”, que é “mais significativo” comparativamente à evolução do valor obtido pela venda de bilhetes.


“É importante proceder cuidadosamente em relação à gestão de recursos deste evento, visto que o orçamento de 2024 perspetiva um resultado positivo de apenas 17.990 euros no maior evento organizado pela AAUMinho [a despesa é de 918 mil euros]”, concretiza.

Em resposta, Margarida Isaías lamenta “o aumento dos custos dos transportes” ligado ao evento em si, mas também às serenatas e ao cortejo académico. Nesse sentido, a associação já encetou contactos com a câmara municipal no sentido de procurar “um apoio” ao nível dos Transportes Urbanos de Braga.

[Notícia atualizada às 19h52 com as explicações de Margarida Isaías e Marta Lima]

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Português Suave
NO AR Português Suave A seguir: Music Hal às 20:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv