Oposição em Braga reclama melhores condições para trabalhar

A CDU e o PS insistem na necessidade de terem um local para os vereadores no edifício dos Paços do Concelho ou do Pópulo. A situação foi reportada na reunião de câmara de Braga desta segunda-feira.

As unidades atribuídas ficam localizadas no gnration. No entender do socialista Artur Feio, existe uma “lógica de guetizar os vereadores” naquele espaço. “Não temos acesso ao edifício do Pópulo ou dos Paços do Concelho, onde existe o convívio entre os trabalhadores e os problemas reais do município”, lamenta.


O assunto foi debatido no ponto referente ao relatório de 2021 sobre o Estatuto de Direito de Oposição. O PS aproveitou o momento para voltar a criticar a falta de acesso ao contrato da Altice com o Forum Braga, tendo sido apresentada uma queixa, por parte dos socialistas, na Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos. Os vereadores só podem aceder ao documento caso assinem uma declaração de confidencialidade, algo que não estão dispostos a fazer.

Além das queixas do PS relativas ao espaço destinado à oposição e à falta de assessoria política, que é reclamada desde 2013, a CDU alerta ainda para a deslocalização do Gabinete de Apoio aos Órgãos Autárquicos, agora sediado nas antigas instalações do Bombeiros Sapadores. “Precisamos de melhorias que não são só para cada um de nós enquanto vereadores, mas sobretudo para a representação que somos capazes de fazer das preocupações e dos anseios da população”, acrescenta Bárbara de Barros.

Durante a reunião de câmara, a comunista confidenciou que ainda não recebeu o equipamento informático a que tem direito como membro do executivo municipal. O presidente da autarquia garante que a situação vai ser resolvida. Quanto às outras reivindicações, Ricardo Rio diz que pode surgir um novo espaço para os vereadores no edifício do Pópulo. Neste momento, o projeto para as obras de alargamento está em “fase de desenvolvimento”.

Independentemente disso, garante que a Câmara dá “todas as possibilidades” para a oposição fazer o seu trabalho, referindo que, quando esteve desse lado, durante oito anos, “havia muito menos condições”. “Se não fazem melhor, se calhar é por falta de vontade ou empenho em relação a algumas matérias”, atira.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Musicodependência às 15:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv