Oposição critica inexistência de praias fluviais classificadas em Guimarães

A coligação Juntos por Guimarães mostra-se preocupada com o facto de o concelho não ter qualquer praia fluvial classificada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). O assunto foi levado à reunião de câmara desta segunda-feira pelo vereador Bruno Fernandes.
O anúncio recente das praias abrangidas pelo programa Bandeira Azul em 2021 serviu de mote para a intervenção do social-democrata, que considera que a autarquia “não tem dado prioridade” ao tema. “Guimarães não faz parte dos municípios com bandeira azul porque não tem sequer uma praia classificada pela APA”, começa por referir.
Bruno Fernandes lembra a existência de três rios em Guimarães (Ave, Selho e Vizela) e destaca o facto de a Praia Seca, localizada nas Taipas, “a mais conhecida de todas”, não ter esse título.
A vereadora com o pelouro do Ambiente na Câmara Municipal de Guimarães refuta as acusações da coligação PSD/CDS. Quer na Ecovia do Ave, quer na Ecovia do Ave, Sofia Ferreira adianta que existe “um trabalho técnico a ser desenvolvido que prevê a identificação de locais onde possam ser potenciadas praias fluviais”.
Um dos problemas apontados à Praia Seca é a qualidade da água. A autarquia garante que tem procurado combater a poluição no Rio Ave, resultado de décadas de atividade empresarial prejudicial para o ambiente. “Neste momento, o importante é fortalecer as margens para contribuir para a melhor qualidade das águas e criar as condições para, a médio prazo, termos praias fluviais”, vinca a prioridade.
