Omnium AI e a Pluggable AI vencem 8º Programa de Aceleração da Startup Braga

A Omnium AI, que permite acelerar a reformulação de produtos alimentares, e a Pluggable AI, que pretende melhorar a interação das empresas com os utilizadores de smartphones, são as vencedoras do 8º Programa de Aceleração da Startup Braga.
Este ano, a iniciativa, em parceria com a Altice e a Microsoft, decorreu ao longo de oito bootcamps, com a participação de dez equipas. Esta quinta-feira, foram desafiadas a apresentarem o trabalho desenvolvido nos últimos três meses no habitual Demo Day.
A startup Omnium AI, de Óscar Dias, foi a grande vencedora do prémio final no valor de 20 mil euros. De acordo com o responsável, o projeto apresenta uma “solução para as empresas do setor alimentar”. Trata-se de uma plataforma que “permite acelerar a reformulação de produtos alimentares procurando alternativas a ingredientes que se tentam evitar na indústria, como os açúcares e os conservantes, à base de alternativas naturais que possam ser encontradas, por exemplo, em plantas de forma sistemática através de inteligência artificial”.
A distinção é, para Óscar Dias, um “incentivo para continuarmos a trabalhar e o reconhecimento que estamos no caminho certo”. “Foram três meses extraordinários e muito proveitosos onde aprendemos como focar num produto específico, como passar a mensagem e como construir uma equipa”, refere, acrescentando que “sem o programa o percurso iria demorar muito mais”.
Este ano, o Programa de Aceleração da Startup Braga contou com mais dois prémios, o People’s Choice Award e o IP Award, ambos entregues à Pluggable AI. Segundo Bruno Fernandes, o objetivo é tornar “a interação entre as empresas e as pessoas positiva“. “Muitas vezes recebemos notificações quando estamos, no ginásio, a correr, a almoçar com a família e fazemos swipe da notificação, ignorando-a por completo. Neste caso, através da Inteligência Artificial, nós enviamos a notificação quando a pessoa estiver, por exemplo, a perder tempo nas redes sociais, sendo esta a melhor altura para interagir”, explica.
Sobre a experiência, Bruno Fernandes diz que foi “intensa e cansativa, mas muito proveitosa”.
8º Programa de Aceleração contou com mais de 190 mentorias e mais de 80 horas de formação
Luís Rodrigues, diretor executivo da Startup Braga, fala de uma edição “gratificante” que reuniu, no seu entender, “projetos muito promissores, com um enorme potencial de mercado e de inovação“. “O próprio equilíbrio que se verificou na deliberação do júri retrata isso muito bem. Projetos que estão em diferentes estágios de maturidade, de desenvolvimento, mas que ainda assim têm um denominador comum, que é um enorme potencial de disrupção e de inovação”, aponta.
O diretor executivo ressalta ainda o “empenho e o compromisso demonstrados ao longo dos três meses, em que contactaram com um número vastíssimo de mentores, de formadores”.
“Foram mais de 190 mentorias e mais de 80 horas de formação em que trabalhamos áreas fundamentais para a validação de um modelo de negócio, para a estratégia de mercado, para a segmentação de clientes, para a estratégia de internacionalização e de captação de financiamento”, complementa.
