OCUPA regressa “mais regional” para apresentar música eletrónica e arte digital de Braga

Iniciativa desenrola-se no gnration e na Casa Rolão, pela primeira vez, esta sexta-feira e sábado.
O OCUPA regressa a Braga esta sexta-feira e sábado, com destaque para a produção da música eletrónica e arte digital de artistas oriundos ou residentes no distrito. Para esta décima edição, a iniciativa apresenta um programa de concertos, conversas e instalações que se vão desenrolar no gnration e na Casa Rolão, pela primeira vez.
Em entrevista ao programa da RUM, POPUP, o diretor do festival e da promotora AUAUFEIOMAU, Rafael Machado, adianta que a iniciativa procura dar oportunidades para que os artistas apresentem os seus trabalhos e não estejam “sempre a fugir da cidade e os que não são de Braga que venham para criar”, sublinhando que o gnration tem cumprido este papel “de incentivo à criação”.
Nesta sexta-feira e sábado vão passar pelo OCUPA, Ana Deus e Marta Abreu, Six Pairs of Consecutive Numbers de Zé Figueiredo, Helena Silva, o trio formado por Rita Silva, Bruno Rodrigues Martins e Diogo Mendes e a apresentação do Clube de Inverno. Esta edição conta ainda com o Ponto de Escuta, instalação que reúne obras sonoras dos estudantes do Mestrado de Media Arts, a instalação Campo Gravitacional, da associação Asteróide Fértil e uma conversa sobre o futuro artístico de Braga com Pedro Lima, Catarina Carvalho Gomes, Sérgio Alves, João Carlos Pinto e Sara Marita.
Rafael Machado acrescenta que a essência do OCUPA é dar condições para que os artistas sejam capazes de “criar livremente”. “Temos procurado proporcionar isso a estas pessoas, que têm aceitado os nossos convites todos os anos”, remata.
Programa Completo
sexta-feira
21:30 – música / imagem – Ana Deus + Marta Abreu · sala multiusos
22:30 – música / imagem · Apresentação Pública ‘Club de Inverno’, com Rui Maia e Mariana Vilanova · blackbox
sábado
14:30 – conversa – ‘Novos criadores e a cidade do amanhã’, com Pedro Lima, Catarina Carvalho Gomes, Sérgio Alves, João Carlos Pinto e Sara Marita – Casa Rolão
15:30 – música / imagem – ‘Six pairs of consecutive numbers’ – Casa Rolão
17:00 – música – Helena Silva – sala multiusos
18:00 – música / imagem · Rita Silva + Bruno Rodrigues Martins + Diogo Mendes – blackbox.
Sexta + sábado
instalação – Posto de Escuta: mestrado em Media Arts UMinho – sala de formação
instalação – Campo Gravitacional, por Asteróide Fértil – Casa Rolão
