Observatório de Literacia Mediática promove debate sobre o coronavírus

O MILOBS – Observatório de Literacia Mediática promove esta quarta-feira, às 18 horas, o debate ‘O coronavírus e nós: silenciamentos, desinformação e solidariedade’. A iniciativa que conta com a colaboração do Programa Doutroral de Estudos Culturais da Universidade do Minho realiza-se na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga.

O painel é composto por Manuel Pinto, professor de Ciências da Comunicação e investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), Sun Lam, professora de Língua e Cultura Chinesa no Instituto de Letras e Ciências Humanas, Rosa Cabecinhas, professora de Comunicação Intercultural e investigadora do CECS, e António Lázaro, director do Instituto Confúcio.

Numa altura em que o tema do coronavírus está na agenda mediática, Manuel Pinto destaca a importância de se discutir o assunto. Nesse sentido, o coordenador do MILOBS explica que a organização desta iniciativa é “motivada por reacções, comportamentos e medos que acompanham este tipo de fenómenos, nomeadamente pela pouca ou má informação que circula em algumas redes sociais”.

Referindo que “não se trata propriamente de um evento sobre saúde”, o docente do Instituto de Ciências Sociais alerta para a importância de se “desdramatizar o assunto, de alguma forma”. “Há aspectos que não têm razão de ser, como o risco de nos contaminarmos uns aos outros aqui entre nós. Pelo menos todas as garantias têm sido dadas pelos profissionais e pela Administração de Saúde”, refere. Manuel Pinto acrescenta ainda que “têm havido notícias de alguns comportamento de discriminação perante membros da comunidade chinesa” devido ao surto.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv