Obras para instalação do BRT em Braga devem começar pela zona da Estação

Ainda não está decidido, mas o mais certo é que as obras para a instalação do BRT em Braga iniciem na zona da Estação da CP. A possibilidade foi admitida à RUM pelo presidente do Município de Braga no âmbito de uma curta entrevista a propósito do ano de 2024.

Ricardo Rio afirma que a Variante na zona do Minho Center necessita de um novo piso, mas com a obra do Nó de Infias o mais certo será começar os trabalhos [tendo em vista o BRT] pela zona da Estação, em Maximinos.

“Seria prioritária para nós a variante para quem chega ao Minho Center, onde o piso está particularmente degradado. Temos vindo a adiar para não ser redundante com a intervenção do BRT, mas havendo a perspetiva de que o trânsito possa estar fortemente condicionado com o arranque da intervenção no Nó de Infias, porventura seja preferível arrancar com a obra na zona envolvente à Estação. Não está totalmente decidido, mas será feito de forma a minimizar os impactos no conjunto da cidade”, explicou.

Braga vai começar por ter duas linhas BRT, a linha amarela que ligará o Minho Center à Estação e a Linha Vermelha entre a Universidade do Minho e o Hospital. As obras iniciam neste ano de 2024 e tudo aponta para que os primeiros trabalhos físicos decorram junto à Estação. O BRT terá de entrar em funcionamento em 2026 para cumprir com as regras estabelecidas no PRR.

A empresa municipal Transportes Urbanos de Braga está a terminar o dossier tendo em vista o lançamento do concurso para o estudo prévio. Só depois disso será lançado o concurso para a concepção e construção da obra que permitirá a circulação do BRT na cidade. A RUM sabe que nalgumas situações a via dedicada ao BRT ficará no centro da via e noutras na lateral.

“2024 será um ano potencialmente bom para a cidade de Braga”


O presidente do município de Braga acredita que 2024 será “um ano potencialmente bom para a cidade”, com a instalação de mais empresas no território que permitirão criar novos postos de trabalho, assim como muitas obras em diferentes áreas da governação municipal.

Ricardo Rio fala em “muitos investimentos em praticamente todas as áreas”, assumindo como projetos de maior dimensão o BRT e a reconversão da antiga Fábrica Confiança em residência universitária. A par destas obras, a IP deverá lançar o concurso do Nó de Infias e o município vai avançar com várias obras na rede viária do concelho.

A obra no S. Geraldo avança finalmente em 2024, assim como uma renovação na piscina da Rodovia.

O Museu da Imagem e a Casa dos Crivos também serão reabilitados neste ano. Na área desportiva, o pavilhão do ABC vai sofrer uma remodelação e a piscina das Parretas terá cobertura. 

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv