Obras no Túnel e na Av.Liberdade motivam alterações no trânsito em Braga

A Câmara Municipal de Braga procedeu, esta terça-feira, a modificações provisórias no trânsito da cidade. O objetivo é dar alternativas aos condutores face aos constrangimentos decorrentes das obras na Avenida da Liberdade e no Túnel Rodoviário da Avenida. Apesar de uma comunicação prévia, a situação motivou dezenas de comentários em fóruns nas redes sociais, muitos deles críticos, outros apelando à compreensão.
Uma das principais alterações verifica-se na Avenida 31 de Janeiro, a sul do entroncamento com a Rua 25 de Abril, em que a circulação acontece agora nos dois sentidos, sendo afeta a via mais à esquerda ao trânsito no sentido descendente. Na extensão da Praça Cândido Costa Pires, entre a 31 de Janeiro e a Travessa André Soares, passa a praticar-se em sentido único, nascente-poente, assim como na Rua André Soares, poente-nascente.
Na Travessa André Soares, o trânsito acontece igualmente em sentido único, sul-norte, da Praça Cândido Costa Pires para a Rua André Soares e, na Rua de Gôa, decorre no sentido norte-sul, da Rua do Raio para a Rua 25 de Abril. Na extensão da 25 de Abril, entre a Rua de Gôa e a Rua de Damão, pratica-se nos dois sentidos.
Contactada pela RUM, a vereadora com os pelouros das Obras Municipais e da Mobilidade explica que estas mudanças se baseiam num estudo feito por “uma empresa especializada neste tipo de trabalhos”, recorrendo a simuladores de tráfego e contagens. Olga Pereira acrescenta que a ideia é “criar as melhores condições de circulação”, tendo em conta “as grandes empreitadas que estão a ser levadas a cabo”.
“Queremos criar formas de fuga ao tráfego na Avenida de Liberdade e introduzir novos hábitos na vida dos cidadãos, com tempo, para que não coincida com o início de ano letivo, em setembro”, vinca.
As obras na Avenida da Liberdade começaram em maio e devem terminar em janeiro, enquanto no Túnel Rodoviário da Avenida têm início marcado para o dia 21, prolongando-se igualmente por oito meses. O custo total é de 8,3 milhões de euros, 1,7 milhões suportados por fundos europeus.
