“Obras não vão impedir São João memorável”

O presidente da Associação de Festas do São João de Braga, Firmino Marques assinala que as obras na Avenida da Liberdade não vão impedir uma festa “memorável” na cidade. Na última noite, em entrevista ao programa Campus Verbal, Firmino Marques lembrou que a duração da obra coincidiria sempre com um São João, fosse o de 2023 fosse o de 2024, respondendo às críticas que se têm levantado relacionadas com o período em que o município arrancou com os trabalhos. “Haveria de apanhar numa cirscunstância ou noutra as festividades. Muitas vezes as opiniões não coincidem, mas respeitamos”, começa por dizer o também deputado do PSD na Assembleia da República, afiançando que o São João “será memorável como todos os anos”.
Em 2023 a Avenida da Liberdade estará despida das habituais ornamentações e iluminação. As típicas barraquinhas também não vão estar nos passeios desta artéria, mas o presidente da associação de festas lembra que a circulação pedonal se mantém. “Haverá espaço para as pessoas circularem, descer a Avenida até São João da Ponte”, confirma.
Já no Parque da Ponte vai ser reforçada a venda ambulante, assim como na Praça do Município com a primeira feira de artesanato do São João de Braga, ainda que Firmino Marques reconheça que alguns vendedores não vão participar na edição de 2023, de 10 a 25 de junho, devido aos constrangimentos referidos. Este ano, o Largo do Pópulo é outro dos novos espaços dedicado às camadas mais jovens da população.
Comunidade brasileira junta-se à organização das festas
Nesta mesma entrevista, o presidente da associação revelou que está a aumentar o número de voluntários de nacionalidade brasileira nas Festas. Um sinal que mostra o caráter “inclusivo” do São João. “Temos muitos, muitos voluntários brasileiros que se juntam com grande dedicação e devoção como se fossem bracarenses”, nota. Já a direção, em funções desde 2019, sofreu ligeiras alterações, prevendo-se que se mantenha até 2025, ano em que poderá ser conhecido um novo rosto na presidência da Associação de Festas daquele que é o São João mais antigo de Portugal.
O programa deste ano arranca a 16 de junho e prolonga-se até 25 do mesmo mês com concertos, animação de rua, cortejos e celebrações religiosas.
