Obra de arte “REFÚGIO” inaugurada este sábado no Parque de Guadalupe

A zet gallery e o dstgroup inauguram, este sábado, a obra de arte “REFÚGIO”, do artista Lorenzo Bordonaro, vencedor da 1ª edição do Prémio “ARTE EM ESPAÇO PÚBLICO & SUSTENTABILIDADE”, promovido com o apoio do IB-S – Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade da Universidade do Minho. 

A obra será implementada no Parque da Guadalupe, o ponto mais alto da cidade de Braga, e cedida ao município de Braga pelos promotores do prémio. A inauguração será transmitida, via streaming, através das redes sociais da zet gallery e do dstgroup.

“REFÚGIO” é um espaço escultórico acessível, um abrigo na cidade que convida a imaginar modalidades alternativas do habitar e estar no mundo, abertas ao ambiente natural. Trata-se de uma intervenção artística que cruza as fronteiras da escultura e da arquitetura e oferece ao público um lugar de encontro com a arte, convidando-o ainda ao recolhimento e à meditação, uma vez que reinterpreta a forma clássica do claustro com jardim interior, modelo recorrente na arquitetura sacra europeia com exemplos notáveis em Braga, nomeadamente os claustros da Sé e, em particular, do Mosteiro de São Martinho de Tibães.

António Ponte, Director Regional de Cultura do Norte, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, José Teixeira, presidente do Conselho de Administração do dstgroup, Tiago Miranda, director do IB-S – Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade da Universidade do Minho, Helena Mendes Pereira, diretora da zet gallery, e Lorenzo Bordonaro, vencedor desta edição inédita, marcam presença. 

Vencedor do prémio no valor de 7500 euros, “REFÚGIO” foi concebido em diálogo com o contexto de instalação, nomeadamente com a cidade de Braga e o seu património arquitetónico, e com os materiais inutilizados da Bysteel, escolhidos no campus industrial do dstgroup, pelo que a forma final da obra surge numa lógica de upcycling e sustentabilidade que adapta a ideia construtiva aos recursos disponíveis.

A primeira edição do Prémio ARTE EM ESPAÇO PÚBLICO & SUSTENTABILIDADE recebeu 25 projectos, oriundos das mais diversas geografias entre as quais Brasil e Chile, passando ainda pelo Reino Unido, Alemanha, Itália ou Espanha. 

Partilhe esta notícia
Redacção
Redacção

Redacção na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
O Baile dos Bombeiros
NO AR O Baile dos Bombeiros
00:00 / 00:00
aaum aaumtv