Fotografias de Alfredo Cunha são tributo às mulheres que marcaram a sua vida

Exposição patente no Largo do Paço conta com 66 das 420 fotografias do livro "O Tempo das Mulheres", que assinala os 50 anos de carreira do fotojornalista.

Inspirado pelo pai e pelo avô, desde 1970 que Alfredo Cunha usa a câmara fotográfica para comunicar. 

Cinquenta anos depois, 420 fotografias capturadas pela lente do fotojornalista juntam-se às palavras de Maria Antónia Palla e fazem nascer “O Tempo das Mulheres”. O livro deu origem a uma exposição com o mesmo nome, que, até ao final do mês de Agosto, ilustra as paredes do Largo do Paço, em Braga. 


À RUM, o autor confidenciou a “importância e influência” que as mulheres assumem na sua vida, desde logo a mãe e Maria Antónia Palla, a sua primeira chefe, a quem presta tributo. 

“As mulheres estão em todos os aspectos da vida, desde que nascemos até que morremos, parece uma existência paralela na humanidade. A capacidade de trabalho e sofrimento é muito maior nas mulheres”, afirmou Alfredo Cunha. 

Entre as 66 fotografias estão rostos e momentos protagonizados por mulheres dos quatro cantos do mundo, de diferentes idades, profissões e origens. Por cada fotografia, uma história. 

O livro está dividido em quatro fases da vida: infância, adolescência, idade adulta e cair das folhas (velhice). 

“Acolher os trabalhos do Alfredo é acolher cultura e diversidade”

Na inauguração, a vice-reitora para a Cultura e Sociedade, Manuela Martins, destacou “a capacidade do autor de conseguir captar os olhares e o sentimento de quem vive os estágios da vida, em diferentes contextos”.

“Acolher os trabalhos do Alfredo é acolher cultura, diversidade e interacção com a sociedade”, afirmou a vice-reitora.


Manuela Martins diz ainda que Alfredo Cunha é “um veículo de ligação que a Universidade tem, porque através da fotografia consegue trazer a múltipla panóplia que é a sociedade”. “Também aprendemos com a fotografia, é um espaço de mensagem para a nossa formação”, destacou.  

A comemorar 50 anos de carreira, Alfredo Cunha participou em importantes momentos da história do país e do mundo: 25 de Abril, Descolonização, queda do Muro de Berlim, guerra no Iraque, guerra civil de Angola ou guerra colonial da Guiné. “A minha preocupação foi viver e documentar o meu tempo”, afirmou a propósito da carreira.


É com um olhar retrospectivo para a presença das mulheres na sua obra que o fotógrafo dá o tiro de partida para a celebração de 50 anos de carreira.  O livro assinado pelo fotojornalista e Maria Antonia Palla está a venda na loja do Paço. A mostra estará patente até ao dia 31 de Agosto.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
ON AIR Rádio RUM em Direto
aaum aaumtv