“O regresso a alguma normalidade foi um marco importante deste ano”

O projeto da nova sede, que vai nascer no Campus de Gualtar, foi um dos destaques do 44º aniversário da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho). À entrada do Largo do Paço, onde decorreu a celebração, esteve exposta a maqueta representativa desse local.
De saída da presidência, Rui Oliveira destaca a importância da nova casa da AAUMinho como “um sinal claro de envolvimento com a comunidade”. Associando o seu percurso a uma viagem marítima, o ainda líder da estrutura estudantil assinala a necessidade de “atravessar marés, ir mais longe e largar a costa”. “Só assim é que podemos responder aos desafios do futuro”.
Rui Oliveira lembra “meses muito complexos” de confinamento, à imagem do que aconteceu em 2020, com “turbulência”, mas ressalva “o regresso a alguma normalidade como um marco importante” do ano.
O aparecimento de novos cenários foi também abordado pelo reitor da Universidade do Minho. Para Rui Vieira de Castro, a AAUMinho tem sabido adaptar-se a essas alterações. “A universidade deve estar satisfeita com o trabalho que a associação vem fazendo e contribuindo para reforçar o nome da UMinho, a nível nacional e internacional”, refere, enaltecendo a apresentação do projeto “há muito tempo ambicionado” da sede.
No âmbito do aniversário foi homenageado o trajeto de Luís Valente de Oliveira. O ex presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho, entre 2017 e 2021, recebeu o título do sócio honorário da associação académica. Para o antigo ministro, receber essa distinção é “muito agradável”. “O respeito continuado dá lugar a estima. Tenho uma grande recordação dos meus contactos com a associação académica”.
Também presente na cerimónia, a sucessora de Luís Valente de Oliveira na liderança do Conselho Geral relevou a valorização dada pela AAUMinho ao órgão. Segundo Joana Marques Vidal, é “essencial os estudantes manterem a participação nos órgãos de governação da universidade”.
A sessão protocolar do aniversário foi antecedida pela apresentação do livro ‘A viagem de uma vida académica’, que reúne testemunhos de ex presidentes.
