“O papel de cada cidadão torna-se agora mais exigente”

Graça Freitas admite que “a probabilidade [de contágio] e o risco serão maiores” com o alívio de algumas medidas. Na conferência de imprensa diária sobre a evolução da Covid-19 em Portugal, a directora-geral da Saúde alertou que “terá de haver um reforço de monitorização” com a reabertura progressiva da economia.

Portugal entra a partir de segunda-feira no processo de desconfinamento, um dia depois do início do estado de calamidade. Por essa razão, prevendo-se uma maior interacção pessoal, Graça Freitas defende que “o papel de cada cidadão torna-se agora mais exigente”. 


A responsável da DGS apela aos cidadãos que tenham estado com pessoas diagnosticadas com um teste positivo que informem “voluntariamente” as autoridades de saúde, através do SNS 24, para que possa ser averiguado o nível de risco do contacto e ser decidido se é necessário haver confinamento.


Já Marta Temido informou que a linha do SNS 24 dedicada a prestar apoio psicológico já recebeu 6.761 chamadas: cerca de 6 mil de utentes e as restantes de profissionais de saúde. A ministra da Saúde tinha começado a conferência de imprensa com uma correcção no número de casos confirmados.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv