“O livro reúne tudo quanto se conhece da obra de André Soares”

“André Soares: um génio na arquitectura e na talha” é a obra assinada por Paulo Abreu e Eduardo Pires de Oliveira que foi apresentada, esta quarta-feira, na Capela de Santa Maria Madalena da Falperra. O momento insere-se nas comemorações que assinalam os 300 anos do nascimento e 250 do desaparecimento do artista bracarense.


O livro alia “o que ele fez no plano da arquitectura e no desenho da talha”, contando ainda com “um apontamento sobre a arte do desenho”. “Ele tem duas obras que nos chegaram: frontispício de uns estatutos e um mapa da cidade de Braga, que está na Biblioteca da Ajuda, em Lisboa”, fez saber Paulo Abreu. 

Com o foco nas fotografias das muitas obras assinadas pelo artista, o livro inclui “pensamentos de autores que falaram sobre André Soares, de tal forma que o leitor tem, por exemplo, comentários sobre o estilo, para saberem ler o que ele fez, ou então tem mesmo anotações concretas,sobre, por exemplo, notícias”.

“À partida, o livro reúne tudo quanto se conhece da obra feita por André Soares nas várias artes”, finalizou.


Já o contributo de Eduardo Pires de Oliveira parte de um texto “muito interior”. “Não sabemos quem foi André Soares, então pus-me a imaginar o que poderia ser. Vai ser uma absoluta noviadade, resultado de muitos anos a pensar, a sonhar a viver André Soares”, acrescentou o autor. 


Eduardo Pires de Oliveira apresenta dados sobre, por exemplo, “as roupas, baseados em documentação do Arquivo Distrital de Braga e do da Irmandade dos Santos Passos, em Guimarães”. O autor diz ter centrado o texto “no homem, para lá da sua obra”. “Como temos poucos dados, faço uma leitura pela psicologia e dados documentais do que é possível ser o homem”, finalizou.

Lídia Dias, vereadora da Cultura na Câmara Municipal de Braga, marcou presença no evento, dando nota de que “é sempre um documento importante para estudiosos e interessados em conhecer um bocadinho mais do património do Barroco em Braga”. “É nossa responsabilidade continuar a divulgar e promover a obra única e preservá-la”, acrescentou.


Programa das comemorações pode sofrer alterações devido ao coronavírus

 

À margem da apresentação do livro, Lídia Dias deu a indicação de que, “tendo em conta os últimos desenvolvimentos relacionados com a COVID-19, “algumas alterações poderão acontecer, nomeadamente ao nível das exposições e intervenções das escolas que poderão ficar comprometidas e levarão a equacionar algumas iniciativas”. Ainda assim, assegurou, “temos até ao final do ano para continuar a trabalhar André Soares e não fica comprometida a importância destas comemorações”.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv