O bira e o samba vão animar a cidade de Braga a 4 e 5 de agosto

Em Braga é a dançar e a tocar que se entendem portugueses e brasileiros, no próximo fim-de-semana, num Bira ao Samba aberto a todas as nacionalidades para duas tardes e duas noites de muita música e animação, em pleno centro histórico. O evento é organizado pelo grupo de percussão da Universidade do Minho ‘Bomboémia’. Está lançada a nona edição do festival “Do Bira ao Samba” que a cada ano acolhe mais grupos e mais foliões, com a organização a antecipar mais um fim-de-semana animado e atrativo.
Um arraial minhoto na sexta-feira e um cortejo de carnaval no sábado são dois dos momentos emblemáticos Do Bira ao Samba.
Na Avenida Central vão estar instalados dois palcos, mas a festa faz-se também com o cortejo de Carnaval Fora D’Época, na noite de sábado, com arranque às 20h30 no Arco da Porta Nova e que, a julgar pelas edições anteriores, deverá arrastar centenas de pessoas até à Avenida Central pelo resto da noite.
Inês Cortez, da direção dos Bomboémia, promete “uma viagem pela cultura minhota” misturando diferentes mundos com grupos culturais, ranchos e grupos de batucadas. “É super interessante. Este festival abre os horizontes e traz dois dias mágicos com muita coisa para explorar”, garante.
PROGRAMA PARA SEXTA-FEIRA E SÁBADO
A edição deste ano arranca com um workshop com o Centro Novais e Sousa que pretende mostrar que todos cabem na percussão. “Vamos celebrar a portuguesa e minhota com um workshop que vai mostrar que a percussão é para quem quiser”, começou por explicar a estudante da Universidade do Minho aos microfones da RUM.
Entre os grupos minhotos que compõe o cartaz deste ano constam os Ida e Volta, a Rusga de S. Vicente ou o Grupo de Música Popular da Universidade do Minho, além dos Bomboémia. Bombar’t, Porbatuka, Tun’ao Minho e Tuna Universitária do Minho são outros dos grupos que vão subir ao palco secundário a partir das 17h30 de sexta-feira.
Mais tarde, pelas 21h00, o palco da Avenida Central recebe o Grupo de Música Popular da Universidade do Minho, os Bomboémia, Sérgio Mirra e CURINGA.
No sábado, 5 de agosto, a partir das 16h30 está prevista animação de rua e o concerto de Naiara Queiroz. No Arco da Porta Nova, a festa começa às 20h30 com o arranque do Cortejo de Carnaval Fora D’Época que vai animar o centro da cidade em direção à Avenida Central. No cortejo participam os Bate no Cobre, Bombar’t, Bomboémia, CURINGA, G.R.E.S. Real Imperatriz, Ida e Volta, Porbatuka, Rancho Folclórico ACR de Cabreiros, Rancho Folclórico de Nogueira, Tiempo Al Tiempo e Unidos de Vila Régia.
Depois do cortejo a festa continua no palco principal, a cargo do DJ DisO e Tanto Bate Até que Samba.
