“Números do desemprego são ficcionais e podem aumentar muitíssimo”

Um ano depois de Arménio Carlos ter passado o testemunho a Isabel Camarinha, a sindicalista fez um balanço do primeiro ano de mandato como secretária-geral da CGTP, tendo sido eleita precisamente a 15 de Fevereiro de 2020, duas semanas antes do primeiro caso de Covid-19 em Portugal. 

Num ano marcado pela pandemia, Isabel Camarinha referiu, no decorrer da entrevista, que houve “um aproveitamento muito grande para retirar direitos aos trabalhadores”. “Não cumprir nem respeitar os contratos coletivos e os direitos, em aspetos como a saúde e segurança, e nesta situação isso era o mínimo que se exigia. Mas também nos horários de trabalho, no direito a negociar a contratação coletiva e melhorar as suas condições de trabalho”, acrescentou. 


Os números oficiais do desemprego, disse a secretária-geral da CGTP, “não refletem o desemprego real, porque há um conjunto de trabalhadores que não estão incluídos no desemprego oficial mas que nesta situação económica deveriam estar, porque são trabalhadores ou desencorajados ou que deviam estar à procura de emprego, mas, pela situação de confinamento, não conseguiram, e são contabilizados como inativos”. “Se somarmos tudo isto, são 752 mil trabalhadores desempregados”, apontou. 

Para Isabel Camarinha, os números apresentados pelo Governo são, assim, “ficcionais”. “Por outro lado, há o risco, se não forem alteradas as opções que o Governo tem vindo a aplicar, de aumentarem muitíssimo quando terminarem os apoios que impedem alguns tipos de despedimentos. Há um período de 60 dias que não responde às necessidades em que continua a manter-se a proibição de despedimentos coletivos e por extinção do posto do trabalho, mas depois não há mais nada. Se não houver investimento nos salários, nem o fim da precariedade e a garantia da manutenção do emprego, a situação vai certamente agravar-se. Está nas mãos do Partido Socialista e do Governo alterarem as opções que têm vindo a tomar”, finalizou.


c/ TSF

Partilhe esta notícia
Redacção
Redacção

Redacção na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio Aurora - A Outra Voz
NO AR Rádio Aurora - A Outra Voz A seguir: Cá Estamos às 11:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv