Número de Eco-Escolas aumentou e Famalicão é o concelho que mais se destaca

Foram entregues, esta sexta-feira, no Altice Forum Braga, 1932 galardões a Eco-Escolas, mais

34 que em 2022, de todos os graus de ensino, em 246 municípios (mais 3 que em 2022). Vila Nova de Famalicão é o concelho com mais escolas galardoadas, recebendo 72 distinções. Braga tem 28 Eco-Escolas, sendo que em todo o distrito há 201 escolas com este títutlo, um número superior ao do ano anterior.

A cidade de Braga foi palco, esta sexta-feira, do maior encontro nacional na área da educação ambiental. O Dia Bandeiras Verdes – Galardão Eco-Escolas 2023 juntou cerca de 4.000 jovens e professores de Eco-Escolas de todo o país. O objetivo destes galardões é reconhecer o trabalho de todos os que participaram no Programa Eco-Escolas e contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia da comunidade. 


O vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa, salientou a importância desta rede na consciencialização das gerações mais jovens para a componente ambiental e para a sustentabilidade. O responsável pelo pelouro do Ambiente adiantou ainda, na sessão, que Braga tenciona candidatar-se a Cidade Verde, em 2024.

“Este evento reconhece o bom trabalho realizado por cada uma das escolas visando uma melhor gestão ambiental do espaço escolar, a educação para a sustentabilidade e cidadania, assim como a formação de cidadãos mais activos e participativos, que se alastra a toda comunidade”, referiu o vereador.

Na sessão esteve ainda o secretário de Estado da Educação, António Leite, para quem “os primeiros movimentos

ambientais só foram possíveis com a força que as crianças e os jovens imprimiram, levando para casa os ensinamentos que colhiam nas escolas”. “Não basta separar e reciclar os lixos. Hoje, mais do que separar, é preciso produzir muito menos lixo e encontrar formas de energia limpas. Estasescolas dão o exemplo, saibamos segui-lo”, realçou o governante. 


Já o presidente da Associação Bandeira Azul da Europa, José Archer, destacou as 2096 escolas inscritas, das quais 1932 escolas atingiram os objetivos e vão receber bandeira verde, 250 municípios e 865 mil alunos abrangidos”. “São números impressionantes, que mostram o impacto que este programa tem a nível nacional em

todas as comunidades e na nossa sociedade. 30% das escolas públicas do nosso país são Eco-Escolas, com destaque para os distritos de Lisboa, Porto, Aveiro e Braga”, acrescentou. 

O Eco-Escolas é um programa internacional da Foundation for Environmental Education presente em 73 países, que se baseia numa metodologia designada de “7 passos”, que incentiva a participação activa das crianças e jovens na tomada de decisões e na implementação das diversas acções, as quais este ano se enquadraram maioritariamente em 5 temas: Biodiversidade: Preservar e Regenerar, Espaços Exteriores, Água, Resíduos e Energia.

Em Portugal, o Programa Eco-Escolas tem o apoio das instituições que integram a Comissão Nacional, com destaque para os Ministérios da Educação e do Ambiente, e de diversos parceiros.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv