Numa semana Braga regista quase 10 mil novos casos de covid-19

O concelho de Braga registou 1.700 novos casos de infeção por covid-19 esta quinta-feira, 20 de janeiro. Os dados foram avançados pelo presidente do Município de Braga, Ricardo Rio, à margem da apresentação do projeto “Global Goals for Cities”.
Ricardo Rio revela que a cidade dos arcebispos tem contabilizado, em média, mil novas infeções diárias, ou seja, “quase 1% da população infetada num único dia”. A cada sete dias são entre 7 a 10 mil pessoas infetadas. Contudo, o edil realça que este agravamento da situação pandémica não se tem traduzido no número de pessoas internadas no Hospital de Braga.
A unidade de saúde bracarense tem neste momento 60 pessoas internadas devido ao SARS-COV-2. Destas 52 estão em enfermaria e oito nos cuidados intensivos. Em relação à passada quinta-feira, 13 de janeiro, houve um pequeno aumento no número global de internados, contudo o número de pessoas internadas em UCI desceu, esta sexta-feira, são menos dois.
Este elevado número de infeções no concelho tem criado dificuldades nas escolas, serviços públicos, nos TUB e na Agere que estão a trabalhar a meio gás devido ao número de pessoas em isolamento, pelo menos, durante sete dias.
No panorama nacional, o país regista, pelo quarto dia consecutivo, um novo recorde de novos casos por covid-19. São mais 58.530 contágios e 49 óbitos nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico desta sexta-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS).
