Novos órgãos autárquicos de Braga tomam posse a 3 de novembro

Os novos órgãos autárquicos, em Braga, tomam posse no dia 3 de novembro. As eleições estão agendadas para o dia 12 de outubro. São quase 168 mil os eleitores bracarenses e dez os candidatos que se apresentam a sufrágio.
João Rodrigues candidata-se pela coligação “Juntos Por Braga” (PSD, CDS-PP e PPM), António Braga é o candidato da coligação “Somos Braga” (PS e PAN), Filipe Aguiar é o candidato pelo Chega, Rui Rocha encabeça a lista da Iniciativa Liberal e Ricardo Silva a do movimento independente “Amar e Servir Braga”. Na corrida está ainda João Baptista, da CDU, António Lima, do Bloco de Esquerda, Carlos Fragoso, do Livre, Francisco Pimentel Torres, candidato pelo ADN, e Hugo Varanda, do MPT.
O atual presidente da Câmara, Ricardo Rio, da coligação Juntos por Braga, não se pode recandidatar devido à lei de limitação de mandatos. Antes de Rio, e desde 1976, Braga conheceu apenas mais um presidente de Câmara: Mesquita Machado.
Atualmente, o executivo é composto por seis eleitos da coligação Juntos por Braga, quatro do PS e um da CDU. A última reunião deste executivo está agendada para 26 de setembro.
Ao vencedor das eleições de 12 de outubro, caberá gerir um território com 183,2 quilómetros quadrados e com cerca de 203 mil habitantes.
