Novo veículo “melhora” capacidade dos Sapadores de Braga para combater incêndios

Os Bombeiros Sapadores de Braga passam a dispor de um VFCI – Veículo Florestal de Combate a Incêndios. O ‘Unimog’, o nome do modelo da viatura de dimensão média, foi apresentado, esta terça-feira, nas instalações da corporação.
Até agora, costumava ser utilizado um VRCI – Veículo Rural de Combate a Incêndios e, com esta aquisição, a capacidade operacional é “melhorada”. De acordo com o comandante, o novo meio, que consegue manobrar em zonas com inclinação superior a 100%, faz com que chegue a localizações complexas com “maior proximidade”. “O outro carro [VRCI] é excelente, mas é muito grande. Este não e, por isso, vem colmatar um pouco essa necessidade […]. Não fomos atrás de um carro qualquer. Fomos justamente atrás deste”, salienta Nuno Osório.
A Câmara de Braga investiu 75 mil euros. O vereador com o pelouro da Proteção Civil e Bombeiros Municipais enaltece a importância desta aquisição no sentido de dotar a corporação de “equipamentos capazes de dar uma maior e melhor resposta às diligências que vão acontecendo”. Nos últimos anos, segundo Altino Bessa, tem havido “um maior número de fogos florestais”, o que obriga “a intervenções rápidas, musculadas e com bombeiros bem preparados”, a diferentes níveis.
Com o VFCI adquirido, os Bombeiros Sapadores de Braga aguardam agora por um VCOC – Veículo de Comando e Comunicações. O responsável autárquico explica que se trata de “uma viatura oferecida por uma empresa de Braga, que, na devida altura, será alvo de um agradecimento público”. “É uma viatura de comando, que está a ser recondicionada e que será direcionada para o teatro de operações, não só em incêndios florestais, como também em grandes eventos, como a Rampa da Falperra”, adianta.
