“Novo quartel é desejo com 20 anos”

O projecto do novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Braga está pronto a arrancar. Depois do parecer condicionado favorável da Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e da aprovação do Pedido de Informação Prévia (PIP) – ontem, em sede de reunião de Câmara – para a construção de um Hotel no actual edifício dos Bombeiros, o novo quartel em São Paio de Arcos tem finalmente luz verde para avançar.
À RUM, o presidente dos Bombeiros Voluntários, o capitão António Ferreira, mostra-se “aliviado” com o desfecho das duas primeiras etapas legais que viabilizam a construção do novo edifício. “O desejo deste novo quartel tem garantidamente duas décadas. Vai resolver uma necessidade absoluta e indispensável porque no actual quartel já não há espaço para mais bombeiros e as viaturas há muito parqueiam na rua”.
O quartel terá um custo aproximado de 1,5 milhões de euros, valor pago por um promotor imobiliário que, em contrapartida, terá a hipótese de construir um Hotel no actual edifício dos Bombeiros Voluntários, situado no Largo Paulo Osório.
Abstenção do PS ao PIP “caiu com estrondo” no seio dos Bombeiros
As características e o lugar do actual edifício dos Bombeiros obrigaram a que fosse submetido um PIP para a futura unidade hoteleira que o promotor privado quer aplicar. O PIP foi aprovado ontem em sede de reunião de câmara mas com a abstenção dos vereadores do PS, uma decisão que “caiu com estrondo na associação”, garante António Ferreira.
“O PS justificou a abstenção com a necessidade de se fazerem estudos arqueológicos no actual edifício mas entendemos que há tempo para isso quando o promotor começar a pensar construir. Ficamos tristes com a maneira de estar do PS”.
O projecto do novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Braga vai ser agora desenhado e terá depois de ser aprovado na Câmara de Braga e na Protecção Civil. Caso não haja nenhum impedimento legal, o edifício, estima António Ferreira, está previsto inaugurar já no próximo ano.
*Com Tiago Barquinha Gonçalves
