NOVO PDM DE BRAGA DISCUTIDO E VOTADO NA REUNIÃO DA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

O novo PDM de Braga vai ser discutido e votado na reunião de executivo municipal agendada para a próxima segunda-feira.
Ao que a RUM apurou, depois da segunda discussão pública de revisão, o documento está pronto para ser submetido a votação. O presidente do Município de Braga, João Rodrigues terá já convocado a oposição para uma sessão de esclarecimento. Significa também que no caso de ser aprovado na reunião camarária de 22 de dezembro ainda poderá ser submetido à Assembleia Municipal de Braga neste ano de 2025.
Recorde-se que o PDM de Braga foi tema de discussão na última reunião camarária, mas no período antes da ordem do dia com os vereadores da oposição a criticarem João Rodrigues e o próprio a sustentar que não há atrasos. “Ouço imensas dissertações do plano municipal, geralmente todas erradas, ouço falar de capacidades construtivas que não existem e ao mesmo tempo pedem esclarecimentos porque assumem que não percebem nem conhecem o documento”, disse na ocasião aos jornalistas, reforçando a mensagem que “o Plano Diretor Municipal tem um crescimento acentuado de área urbana no concelho”.
No entanto, a explicação técnica não convenceu ninguém na oposição. Ricardo Silva, vereador do movimento “Amar e Servir Braga” acusou o executivo de fazer uma “navegação à vista” e de gerir o município de uma “forma amadora”.
No Partido Socialista, o vereador Pedro Sousa notou um “desencontro” entre os números que foram bandeira de campanha e a realidade do documento técnico.
Já na Iniciativa Liberal, Rui Rocha sublinha o prejuízo de quem tem “projetos parados” à espera de um documento que sofre sucessivos adiamentos.
Também o Chega, pela voz de Filipe Aguiar, recordou a promessa falhada do autarca, mas mostrou-se expectante quanto a uma resolução a curto prazo.
