Novo Papa “terá bem presente a questão da justiça social”

Um pontificado de continuidade, focado na paz e numa igreja para todos. É assim que Paulo Terroso, sacerdote da Arquidiocese de Braga, antevê o novo ciclo da Igreja católica, agora protagonizado pelo Papa Leão XIV.

Uma eleição “bem rápida”, tendo em conta o número de cardeais, ao quarto escrutínio. A 8 de maio, às 17h08, viu-se fumo branco, no Vaticano. Cerca de uma hora depois, aparecia à janela Robert Prevost, o Papa Leão XIV. “Surpreendido por ser um norte-americano”, Paulo Terroso lembra que este é um americano “muito especial”.

Num discurso mais longo do que o habitual, o novo Sumo Pontífice apelava à Paz, “à necessidade de construir pontos, de diálogo, de uma igreja missionária e sinodal”. “Entramos numa continuidade com aquilo que foi o pontificado do Papa Francisco”, antevê o reitor da Basílica dos Congregados.

A escolha do nome, Leão XIV, não foi ao acaso. “Leão XIII foi um Papa que lançou as bases da doutrina social da Igreja, é o primeiro Papa a escrever uma encíclica em que fala da questão dos direitos dos trabalhadores, da justiça social, da dignidade da pessoa humana e, portanto, há um simbolismo, evidentemente, com esta escolha do nome Leão XIV”, afirmou Paulo Terroso. Além disso, acrescenta, “é alguém que vai mostrar a sua coragem para enfrentar tantas dificuldades que são inerentes às lideranças, neste caso o exercício do Ministério Petrino”.

Para o sacerdote, o novo Papa “terá bem presente a questão da justiça social, como bispo e missionário que foi”. “Ele é uma escolha do Papa Francisco, foi feito cardeal em 2023 e o Papa Francisco não se enganou ao escolher este homem”, frisou. É expectável que se sobreponham “os direitos dos trabalhadores e dos migrantes”.

“Eu acho que este gesto que ele teve de falar em espanhol será um aceno à comunidade latino-americana. Eu creio que vai vir ao de cima, nos próximos dias, a grandeza deste homem e, acima de tudo, o seu perfil pastoral”, finalizou.

O cardeal Robert Francis Prevost, 69 anos, foi eleito Papa na quinta-feira, após dois dias de conclave, na Cidade do Vaticano, e assumiu o nome de Leão XIV.

Nascido em Chicago, Estados Unidos, o novo Papa tem ascendência espanhola e nacionalidade peruana, e pertence à Ordem de Santo Agostinho.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
MundoMix
NO AR MundoMix A seguir: Connected às 22:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv