Novas residências da UMinho devem começar a funcionar em 2024/2025

O reitor da Universidade do Minho espera que as novas residências fiquem operacionais em 2024/2025. Os concursos para os projetos dos edifícios na Fábrica Confiança, em Braga, e na escola Santa Luzia, em Guimarães, estão em andamento.
A ideia é que a construção dos dois equipamentos comece no início de 2024, com os trabalhos a decorrerem em simultâneo. De acordo com o reitor, “provavelmente” as inaugurações não vão acontecer a tempo do arranque do ano letivo seguinte, mas “certamente” durante o seu decorrer.
Às 1.400 camas disponibilizadas atualmente pela Universidade do Minho, vão ser adicionadas 700 no edifício da Fábrica Confiança e 350 no da escola Santa Luzia. Rui Vieira de Castro destaca a importância destes projetos, tendo em conta o atual panorama do alojamento estudantil, influenciado pela falta de vagas em residências públicas e pelos preços que caraterizaram o setor privado.
“Tem sido colocada muitas vezes uma tónica muito forte nas situações de Lisboa e do Porto, mas aquilo que se verifica nas duas cidades onde temos os pólos da universidade é mesmo muito preocupante”, refere, enaltecendo a importância de haver “um investimento continuado por parte do Estado”.
