Nova sede da AAUMinho em Braga deverá custar 3Milhões de Euros

A nova sede da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), a construir no campus de Gualtar, em Braga, deverá custar cerca de 3 Milhões de Euros. As estimativas foram avançadas na RUM por Duarte Lopes, presidente da Direção. Os gastos com estudos e o projeto rondam até agora os 150 mil euros, mas a direção da AAUMinho terá ainda muito para investir nesta ambição antiga de construir a sua casa dentro do campus de Gualtar, no coração da comunidade académica, aproximando em definitivo a estrutura dos seus estudantes e associados.
Esta terça-feira à noite, em entrevista ao Campus Verbal, o estudante de Direito, que revelou estar de saída do cargo, assumiu que o investimento neste equipamento de topo vai exigir um trabalho muito grande e consensual por parte da futura direção.
“Temos disponível 1,7ME, no entanto, temos estimativas que se aproximam dos três milhões de euros, ainda vai um passo de distância”, começa por responder. Na opinião de Duarte Lopes, a AAUMinho terá que avaliar de forma muito consciente as possibilidades para chegar ao montante que ainda falta para concretizar a obra. “A AAUMinho, ou encontra mais financiamento junto da UMinho, ou junto de outro mecenato, ou estabelece alguma parceria com uma construtora, ou até um empréstimo”, enumerou, assumindo desde logo que não lhe agrada esta última possibilidade.
AAUMinho já investiu mais de 150 mil euros
Com um milhão e 700 mil euros angariados ao longo das últimas duas décadas já a pensar na nova sede da AAUMinho, com a inflação e o aumento dos custos na construção civil, a estrutura terá que procurar mais financiamento para erguer o edifício.
Só no último ano, foram investidos cerca de 150 mil euros no desenvolvimento do projeto de arquitetura e outros estudos necessários, informou também o dirigente.
Nova sede está bem pensada
Duarte Lopes assegura, ainda assim, que a nova sede da AAUMinho está bem pensada e responde às necessidades dos estudantes e dos grupos culturais, depois de reuniões preparatórias e de muita discussão entre as partes.
“É um projeto muito completo, conta com um espaço da direção para recursos humanos profissionais. Contará com dez ou doze salas para grupos culturais, mais três auditórios para ensaios. Tem um espaço pensado para concessões, além de um Bar Académico novo, um jardim, uma esplanada e um audiório ao ar livre para concertos e saraus culturais”, revela.
A nova sede da AAUMinho vai apresentar um conjunto alargado de valências, ainda que arranque sem responder a todas as ambições, acrescenta Duarte Lopes, admitindo que tinha mais ideas para o equipamento já nesta primeira fase. No entanto, as caraterísticas do próprio edifício permitirão acrescentar outros módulos.
Segundo Duarte Lopes, a AAUMinho poderá, entretanto, vir a preparar um “showcase”, em parceria com o gabinete Alumni, no sentido de apresentar as valências do projeto da nova sede em Braga aos antigos alunos com mais capacidade para ajudar ou até investir na implementação do mesmo.
Além disso, admite Duarte Lopes, “há empresas que são da área (construtoras) e que têm uma ligação particular com a UMinho que podem ser estratégicas. Era bom que houvesse interesse para investir neste projeto”, atira.
Nesta mesma entrevista ao programa da RUM, Campus Verbal, Duarte Lopes anuncia que não vai apresentar qualquer recandidatura ao cargo de presidente da AAUMinho depois de quatro anos a fazer parte da direção, este último ano no cargo mais alto.
Inauguração da requalificação da sede de Guimarães prevista para comemorações dos 45 anos da AAUMinho
A Associação Académica da Universidade do Minho pretende inaugurar a requalificação da sede de Guimarães nas comemorações dos 45 anos da estrutura, em dezembro.
Na entrevista à RUM, que vai para o ar mais logo, Duarte Lopes explicou que os trabalhos estão a decorrer. “Estamos otimistas de que será possível apresentar um projeto finalizado à comunidade em dezembro, se tudo correr bem, no aniversário da AAUM. É uma data bem redonda que queremos assinalar com um pouco mais de destaque”, defende.
Como vem sendo habitual, a celebração de mais um aniversário da AAUMinho deverá contar com várias atividades e a presença de muitos dos ex-dirigentes, além de um concerto aberto à comunidade académica.
