Nova sede da AAUM pode vir a ser construída e utilizada de forma gradual

A nova sede da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) poderá ser construída de forma gradual. Essa é pelo menos uma das possibilidades colocadas em cima da mesa pelo novo presidente, Rui Oliveira.

Em entrevista ao programa Campus Verbal esta terça-feira, o novo representante máximo dos estudantes explicou que desta forma é possível ir adaptando a sede a novas realidades. “A sede não precisa de ser logo toda construída, pode ir crescendo aos poucos ao longo dos anos”, começou por anunciar o estudante de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica.

A direcção da AAUM está a avaliar algumas das valências presentes em sedes de associações de estudantes de diferentes países da Europa. Certo é que não será um edifício destinado apenas a serviços admnistrativos e grupos culturais. O Bar Académico foi uma exigência desde a primeira hora que a reitoria acabou entretanto por aceitar. Rui Oliveira refere que a Direcção está a fazer um levantamento do que faz falta aos estudantes quando estão dentro da Universidade. “Na Europa há sedes muito diferentes, até com cabeleireiros ou supermercados”, exemplifica. Ao longo dos próximos meses a direcção pretende auscultar o máximo de pessoas possível, sendo certo que “a comunidade académica há-de sempre ter a decisão final”. “Vamos ter reuniões com grupos culturais, com núcleos, com delegados, mas também reuniões abertas e reuniões com externos que podem dar bons contributos”, revelou.

OBJECTIVO É CONCLUIR O CADERNO DE ENCARGOS ATÉ FINAL DE 2020

A Direcção liderada por Rui Oliveira espera ter o caderno de encargos para a nova sede no campus de Gualtar finalizado até Dezembro de 2020.

O aluno natural de Guimarães admitiu que um processo desta envergadura é sempre “complexo”, mas a ideia é acelerar o esboço da futura casa dos estudantes ao longo dos próximos meses. “Gostava que o projecto da sede estivesse terminado até final do mandato. Pode parecer fácil, mas é preciso auscultar muita gente para que vá de encontro às expectativas dos estudantes”, defende.

Uma sede que poderá contar com um pequeno supermercado, onde está assegurado um Bar Académico e a possibilidade de espaços de estudo e lazer. Para o investimento a Direcção tem já um fundo de aproximadamente um milhão e meio de euros, mas espera contar com a ajuda da UMinho, da autarquia de Braga e de mais parceiros. Segundo Rui Oliveira, “ideias não faltam e quanto mais financiamento, mais ideias serão colocadas em prática”.

REQUALIFICAÇÃO DA SEDE DA AAUM EM AZURÉM VAI AVANÇAR


Rui Oliveira garantiu ainda que os avanços na nova sede em Gualtar não impedirão o arranque dos trabalhos de requalificação da sede da AAUM em Azurém. De acordo com o representante dos estudantes, segue-se a fase de aquisição de financiamento e parceiros. Com um investimento pontual, o conceito de sede será “remodelado”, transformando o edifício num local para estudar e para lazer.

A entrevista a Rui Oliveira pode a partir desta quarta-feira ser ouvida em podcast em rum.pt

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Cá Estamos
NO AR Cá Estamos A seguir: Praça do Município às 12:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv