Nova peça da companhia ‘Hotel Europa’ dá voz às preocupações sobre a crise da habitação

A companhia está no gnration até ao dia 16 de janeiro para recolher testemunhos de pessoas que passam, ou passaram, por situações relacionadas com a crise de habitação.
Palavras de André Amálio, diretor da companhia de teatro Hotel Europa, a propósito do novo espetáculo 'HABITAR':

A companhia de teatro Hotel Europa está, até sexta-feira, a recolher testemunhos de pessoas e instituições bracarenses sobre o tema da habitação, no gnration. O seu novo espetáculo de teatro documental, ‘HABITAR’, dará voz a uma grande diversidade de experiências relacionadas com a crise da habitação.

À RUM, o diretor da companhia, André Amálio, diz que ainda é cedo para falar num produto concreto ou até num guião final visto que esta é uma obra “levantada e construída” com a ajuda dos atores, dos bailarinos e dos músicos durante os ensaios, que começam em “breve”. “O guião não existe quase até à estreia do espetáculo”, diz.

Para já, o foco mantém-se na recolha de testemunhos que partem de “várias cidades portuguesas” e de várias perspetivas pessoais. De acordo com André Amálio, o plano é dar voz a uma grande diversidade de experiências: desde pessoas que vivem em tendas por impossibilidade de pagar rendas e idosos expulsos das casas onde residiram durante décadas até famílias que não conseguem arrendar habitação ou que partilham casa com dezenas de outras pessoas. Além disso, a equipa recolhe também as perspetivas de especialistas do mercado imobiliário, agentes do setor e ativistas pelo direito à habitação.

“Falámos com pessoas em situações muito dramáticas. Pessoas que não têm um sítio para viver, com estudantes que não conseguem alugar casa ou que têm que encontrar formas de conseguir pagar a sua renda”, sublinha.

As entrevistas, em formato áudio, terão uma duração máxima de 60 minutos e o local para a sua realização será acordado com cada participante, “garantindo a proximidade e o conforto necessários para o diálogo”. “As pessoas dão-nos a conhecer um pouco aquilo por que passaram ou por o que estão a passar”, sublinha.

O espetáculo tem estreia marcada para o dia 15 de maio, no FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, e duas semanas depois regressa a Braga para ser apresentado no Theatro Circo. Até 2026, o espetáculo passa por Torres Vedras, Faro, Coimbra e Lisboa.

Partilhe esta notícia
José Brás
José Brás

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv