Nova ETAR de Celeirós continua a aguardar aprovação do Governo

O ministério do Ambiente continua sem aprovar o projeto da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Celeirós. A informação é avançada aos jornalistas, esta terça-feira, pelo presidente do Conselho de Administração da AGERE, Rui Morais, aquando da cerimónia de entrega da primeira varredora elétrica.
“Infelizmente, ainda continua no ministério do Ambiente a questão relacionada com a replantação dos sobreiros. Temos feito uma pressão muito grande junto do gabinete do secretário de Estado para que possa ser despachado o mais rápido possível”, refere.
Rui Morais assegura que está tudo pronto para iniciar as obras da ETAR “no dia em que chegar o documento” e admite estar em “contacto direto com o gabinete do Secretário de Estado e da ministra, para que tudo seja mais ágil”. Depois de iniciada, a obra deverá ficar concluída dentro de “um ano e meio”.
Esta nova ETAR vem complementar a de Frossos, construída em 1991, na altura para servir cerca de 165 mil habitantes. Esta capacidade aumentou para 230 mil em 2005, mas ainda assim não é suficiente para cobrir as necessidades do concelho.
