Nova diretora-geral do INL toma posse a 17 de novembro

Clivia Sotomayor Torres, a nova diretora-geral do Instituto Ibérico de Nanotecnologia (INL), será empossada no próximo dia 17 de novembro. A data foi anunciada esta sexta-feira pela presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, à margem da cerimónia dos 30 anos do Centro de Computação Gráfica da Universidade do Minho.
A RUM já tinha anunciado, em setembro, o nome da sucessora de Lars Montelius, o sueco que esteve no cargo de 2014 a 2023.
A nova diretora, de nacionalidade chilena, já desempenhou várias responsabilidades em diferentes centros de investigação europeus e tem uma vasta experiência no campo da nanotecnologia.
Ao longo dos anos recebeu inúmeros prémios pelo trabalho desenvolvido na área e publicou mais de 600 artigos científicos. O seu percurso profissional internacional começou no Reino Unido, passando ainda pela Alemanha, Irlanda e, mais recentemente, Espanha. Desde maio de 2007 desempenhava funções como docente e investigadora no Instituto Catalão de Nanociência e Nanotecnologia (ICN2).
Situado em Braga, o INL acolhe mais de 400 investigadores de todo o mundo que desenvolvem investigação em quatro áreas: saúde, alimentação e ambiente, tecnologias de informação e comunicação. O Instituto Ibérico de Nanotecnologia é também a única organização de investigação totalmente dedicada à nanotecnologia com um estatuto legal internacional, fator sublinhando pelo anterior diretor, Lars Montelius.
