Nova decoração da ala de Pediatria do Hospital inspirada na mascote do SCB

O serviço de Pediatria do Hospital de Braga conta, desde esta semana, com uma nova decoração que pretende “tornar mais leve” a passagem das crianças pelo espaço no decorrer do seu período de internamento. Cortinas, mas também as fardas dos profissionais de saúde e as batas das crianças que se deslocam para o bloco operatório passam a estar personalizadas. A ideia partiu do serviço de Pediatria em 2019, mas a pandemia atrasou a sua concretização.
A Diretora do Serviço de Pediatria, Dra. Almerinda Pereira, explica que estes pormenores “minimizam o impacto da bata branca nos doentes internados”. Os quartos passam a ter cortinas decoradas “que dão alegria e um ar pediátrico” ao espaço, explica a responsável que fez questão de elogiar a prontidão do presidente do SC de Braga quando foi desafiado.
Na ida para o bloco operatório, as crianças passam a fazer o percurso sem as conhecidas batas azuis descartáveis e passam a utilizar batas decoradas e inspiradas na mascote do SC de Braga, “o que minimiza o impacto daquela travessia até ao bloco”, explica.
A Diretora do serviço de Pediatria do Hospital de Braga assume que estas pequenas mudanças ajudam na relação entre os pequenos pacientes e os profissionais de saúde e facilitam a administração dos respetivos tratamentos. “Nós passamos aqui muitas horas e se o ambiente for agradável, para nós também é agradável, e por outro lado, tudo o que melhore as condições das crianças internadas é bom para nós. Estamos aqui para as tratar e queremos que elas se sintam bem. Se a criança se sentir bem, o tratamento funciona melhor, as relações com os profissionais funcionam melhor, as crianças toleram melhor a aproximação e toleram melhor a permanência aqui”, descreve.
Presente na cerimónia de apresentação que decorreu no hall de entrada do Hospital na tarde desta quinta-feira, António Salvador, presidente do Sporting Clube de Braga reafirmou que o clube “não é só desporto ou futebol”. O dirigente disse ainda que o Sp. de Braga está recetivo a mais desafios e revelou que já estará uma nova ideia em curso.
Este apoio do SCB ao Hospital de Braga contou ainda com uma empresa parceira que desenvolveu as 360 fardas para profissionais de saúde, as 140 batas para crianças e as 100 cortinas para a ala de Pediatria.
