No verão, recomenda-se troca de “gelado por iogurte” e de “batatas fritas por cenoura”

Chegado o verão, aumenta a tendência para consumir gelados e refrigerantes, “produtos com baixo ou nenhum interesse nutricional”, mas a recomendação da nutricionista do Hospital de Braga, Mafalda Noronha, é para evitá-los.
Em ‘A Saúde tem Voz‘, programa promovido pelo hospital em parceria com a RUM, emitido hoje, a especialista deixou algumas recomendações para uma alimentação saudável no verão.
“Nos dias mais quentes existem várias opções saudáveis, como o iogurte. Devemos optar por iogurtes com baixo teor de gordura e sem adição de açúcar. É um snack saudável, fácil de levar para a praia e para os piqueniques”, aconselhou a especialista, alertando que o iogurte deve ser sempre consumido “em refeições intermédias” e “não numa refeição principal”.
Além do iogurte, recomenda-se o consumo de “palitos de cenoura baby” em substituição das famosas “batatas fritas”. “A cenoura é um legume bastante versátil e leve, rico em micronutrientes e ácidos gordos, importantes na saúde cardiovascular”, apontou.
Já sobre o consumo de álcool, Mafalda Noronha lembrou que o álcool “é um excelente diurético” o que, associado à maior “transpiração, perda de água e minerias”, pode “comprometer gravamente o estado de saúde”.
A dica não é para a total abstenção, porque “toda a gente aprecia um bom fino”, mas sim para “reservar o consumo de álcool para ocasiões especiais”.
Sobre o café, bebida bastante apreciada em Portugal, a recomendação é para a ingestão máxima de “dois por dia”.
Mafalda Noronha é diretora do serviço de nutrição do Hospital, implementado em 2021 e que sucedeu à unidade de nutrição. Anualmente, o serviço, constituído por sete elementos, faz mais mais de 3 mil consultas e acompanha a nutrição de mais de 1800 pacientes internados.
O serviço de nutrição trabalha em complemento com os serviços de endocrinologia – que trata doentes com diabetes ou obesidade -, cirurgia bariátrica, pediatria, gastroenterologia e oncologia.
