“No caminho das estrelas” é a prova de que a arte e os artistas não morrem

Não se sabe que mensagem queria transmitir, mas o título estava escolhido e já havia esboços.

“No caminho das estrelas” deixa, essencialmente, uma mensagem: “a arte perpetua a vida”. Helena Santos faleceu em 2016, antes mesmo de ver concretizada a exposição que a própria havia idealizado.

Foi professora e pintora, natural de Lisboa mas foi em Braga que morou durante várias décadas. Deu aulas e partilhou saberes na Escola Secundária Carlos Amarante e na cidade de Guimarães.

Os seus trabalhos foram vistos em Portugal e além-fronteiras, com exposições em diferentes pontos do país e em Espanha, Japão, Lituânia, França, Itália, Estados Unidos da América, Hungria ou Polónia. Mas, de todos os cantos de mundo, a Casa dos Crivos é “o espaço da Helena”. “Ela sempre aqui expôs e,portanto, fazia todo o sentido acolher aqui esta exposição. É a melhor forma de a podermos homenagear”, afirmou Lídia Dias, vereadora da Cultura na Câmara Municipal de Braga.


Três anos depois do seu falecimento, a exposição que foi pensada por si chegou às paredes da Casa dos Crivos, onde poderá ser visitada até 2 de Fevereiro.

É uma exposição retrospectiva que percorre a criação plástica da artista, assente na experimentação desassogada com técnicas, estilos, materiais e interpretações.

“A Helena era alguém que punha a sua máxima paixão e talento ao serviço da arte”, enalteceu Lídia Dias.

António José, filho da artista, lembrou, na inauguração, que “esta exposição olha para trás mas, mais do que isso, é um olhar para frente”. “A arte é um modo de nos tranformarmos e de transformarmos a sociedade sempre para melhor”, acrescentou. Parte das obras já foram expostas na Casa dos Crivos, lembrou o filho de Helena Santos, mas outras há que “nunca foram expostas publicamente, sendo até de um foro muito privado”.

“Helena Santos foi maravilhosa para a cidade, que lhe está grata, e para as pessoas que conseguiu cativar através da arte e do seu género”, finalizou Lídia Dias.

No ano em que completaria 81 anos, o município e a familía quiseram homenagear Helena Santos. “No caminho das estrelas” pode ser visto, na Casa dos Crivos, até ao dia 2 de Fevereiro. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sara Pereira
NO AR Sara Pereira A seguir: Carolina Damas às 17:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv