ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

FOTO: VITÓRIA SC
Elsa Moura

Desporto 21.04.2024 09H22

Vitória SC visita hoje Alvalade com participação europeia já assegurada

Escrito por Elsa Moura
Álvaro Pacheco assegura que a sua equipa não vai facilitar a vida ao Sporting.

O Vitória SC apurou–se este sábado para as competições europeias pela terceira época seguida e pela 22.ª ocasião na sua história, após garantir pelo menos o quinto lugar na edição 2023/24 da I Liga portuguesa de futebol.


Depois de terem atingido a terceira pré–eliminatória da Liga Conferência Europa, na temporada 2022/23, e de terem sido eliminados na segunda pré–eliminatória da mesma prova, na época ainda em curso, os vitorianos asseguraram mais uma presença em competições da UEFA face aos resultados do Arouca, sexto classificado, e do Moreirense, sétimo, na 30.ª jornada.


Com o empate dos arouquenses no terreno do Rio Ave (1–1), na sexta–feira, e a derrota caseira dos vizinhos de Moreira de Cónegos ante o Gil Vicente (1–0), os vitorianos têm 13 pontos de vantagem para o Arouca e 14 para o Moreirense, quando resta a cada um desses adversários disputar 12 pontos.


Na véspera de defrontarem o líder Sporting, em Lisboa, para a 30.ª jornada, os vitorianos asseguraram que vão, pelo menos, repetir a participação na Liga Conferência Europa durante a temporada 2024/25.


Já este sábado na conferência de imprensa de antevisão, o técnico dos vitorianos, Álvaro Pacheco afirmou que a sua equipa tem de ser “compacta e solidária”, e também autoritária com bola, para anular o líder Sporting, em desafio da 30.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Encerrado o capítulo da Taça de Portugal, com a eliminação nas meias‐finais perante o FC Porto, consumada na quarta‐feira, com uma derrota por 3–1, o técnico realçou que a equipa minhota ainda pode ascender ao terceiro ou ao quarto lugar nos cinco jogos que restam, a começar pela visita ao reduto de um adversário 100% vitorioso em casa para a I Liga.

“Temos de ser equipa uma compacta, solidária e fechar não só os espaços interiores, mas também os ataques à profundidade. Com bola, temos de ser autoritários e de saber onde ‘ferir’ o Sporting”, disse o técnico, na antevisão ao duelo marcado para as 20:30 deste domingo, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Apesar os ‘leões’ se apresentarem para o duelo com uma “pressão maior”, face à luta pelo título, o ‘timoneiro’ vitoriano realçou que a sua equipa tem de estar “no máximo” para travar a equipa treinada por Rúben Amorim, capaz de “muita variabilidade no jogo”.


Sporting mais perto da conquista do título


O treinador do Sporting admite que os leões estão perto de transformar em realidade o sonho do título de campeões nacionais, mas insiste em advertir os jogadores de que ainda o podem perder, mantendo no plantel uma ansiedade “boa” para alcançar esse objetivo.

“Nós andámos aqui o ano inteiro, em todas as palestras, a dizer que éramos capazes de ganhar o campeonato. Eu mudei o discurso e todos os dias lhes digo que nós ainda podemos perder o campeonato”, reconheceu o técnico dos ‘leões’, em Alcochete, em conferência de imprensa de antevisão do encontro com o Vitória SC.


O técnico vincou, no entanto, que “isso não é pensar negativamente” e explicou que o objetivo é criar no grupo “aquele nervosismo e ansiedade positiva” para levar “todos os jogos muito a sério” até ao final da época.

Deixa-nos uma mensagem