ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Nuno Gonçalves / UMinho
Vanessa Batista

Academia 08.11.2021 21H43

UMinho viu aprovada com distinção a candidatura ao PRR

Escrito por Vanessa Batista
Reitor da Universidade do Minho anunciou a abertura, em breve, de concursos de promoção de docentes.
Declarações do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e da presidente do ICS, Helena Machado.

false / 0:00

A Universidade do Minho viu aprovada com distinção a candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A notícia já tinha sido avançada na última sexta-feira, no entanto, o reitor da academia minhota revelou à comunidade, no 45º aniversário do Instituto de Ciências Sociais (ICS), que o UMinho Education Allience alcançou a "avaliação mais elevada" juntamente com as universidades Nova de Lisboa, Aveiro e o ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.


Esta conquista é para Rui Vieira de Castro motivo de grande "regozijo", visto que "posiciona bem" a instituição relativamente ao financiamento que irá obter. Não está fechado qual o montante atribuído a cada academia, sendo que os 252 milhões de euros previstos para os programas Impulso Jovens e Impulso Adultos serão divididos pelas 33 candidaturas aprovadas. "O valor exato vai depender de um processo negocial que irá decorrer ao longo desta semana", refere o reitor. Primeiro o responsável máximo vai auscultar a própria academia e depois vai ouvir a Direção-Geral do Ensino Superior sobre a matéria.


Os mais de 100 cursos não conferentes de grau que serão lecionados por 11 das 12 unidades orgânicas da UMinho deverão arrancar em janeiro. Em breve serão abertas bolsas para os interessados.


Helena Machado, presidente do ICS, que esta segunda-feira celebrou 45 anos de existência, elencou em declarações à RUM, as várias áreas em que a unidade orgânica está disponível para avançar com pós-graduações, são elas: competências transversais de comunicação, trabalho e modelos mais inteligentes para as organizações, sustentabilidade ambiental e gestão de riscos, novas práticas de arquivo digital no âmbito do património histórico e arqueológico e violência de género.


Para além de aumentar a oferta formativa, de modo a convidar mais estudantes a regressarem ao ensino superior, Rui Vieira de Castro garante que uma parte das verbas arrecadadas com o PRR serão canalizadas para a requalificação do edificado, em especial, das infraestruturas tecnológicas e equipamentos pedagógicos.

Até 2023, a UMinho terá de ter comprometido todo o financiamento que lhe foi atribuído. 



Abertura de concursos de promoção de docentes serão uma realidade em breve.


Esta foi outra das notícias que marcou a cerimónia dos 45 anos do ICS. No seu discurso de encerramento, o reitor da UMinho anunciou que na passada quinta-feira, o Conselho de Ministros aprovou a abertura de concursos restritos aos professores das academias portuguesas.


São conhecidos os problemas de envelhecimento dos recursos humanos da Universidade do Minho, sendo que muitos docentes estão a aposentar-se. Só no ICS, no último ano foram seis, logo é premente assegurar a renovação de gerações para continuar a estimular a inovação pedagógica e científica.


O Governo anunciou, esta segunda-feira ao final do dia, que vai reunir a 15 de novembro com os sindicatos visando a negociação coletiva do regime dos concursos.

Deixa-nos uma mensagem