ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Nuno Gonçalves / UMinho
Vanessa Batista

Academia 28.09.2021 17H17

UMinho recebe 250 estudantes de 37 países

Escrito por Vanessa Batista
Para o reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, este é um "excelente sinal" do regresso à normalidade e do reconhecimento, além fronteiras, da qualidade da instituição.
As declarações do reitor, Rui Vieira de Castro, da pró-reitora para a Internacionalização, Carla Martins, e de alguns estudantes que integram o programa Incoming UMinho.

false / 0:00

A Universidade do Minho deu esta terça-feira, 28 de setembro, as boas-vindas, a mais de 250 alunos de mobilidade Incoming. A sessão de acolhimento esteve ao cargo do Serviço de Apoio à Internacionalização. Os alunos chegam de 37 países com Espanha, França, Itália e Turquia a liderarem com o maior número de estudantes, contudo, a academia foi também a opção de alunos da Albânia, Bielorrússia, Jordânia, Palestina, Uruguai entre outros. Esta mobilidade é possível graças a programas como o Erasmus+ e Almeida Garret.


Para o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, este é um "sinal importante e interessante" da abertura da instituição ao mundo, o que materializa a estratégia da academia minhota, que se tem demonstrado interessada em acolher estudantes não só da Europa como de África, América do Norte e do Sul, Ásia e do Médio-Oriente.


Ao longo dos últimos meses, o responsável máximo da academia minhota tem defendido, assim como o Ministro do Ensino Superior, o regresso ao formato presencial nas universidades. Este foi, por isso, um dia feliz para a comunidade académica.


"Esta chegada de estudantes torna os campi em espaços cosmopolitas, em que coexistem e convivem pessoas de várias origens geográficas, com a convicção que esse convívio é também um fator de crescimento que podemos (UMinho) proporcionar" , afirma.


Este dia zero, no campus de Gualtar, foi dedicado a apresentações assim como à partilha de algumas informações sobre o funcionamento da academia minhota e as suas ofertas culturais.


Apesar da pandemia o programa nunca foi cancelado, porém, foi adaptado para o formato digital, em 2020. Carla Martins, pró-reitora para a Internacionalização, garante que os Serviços de Apoio à Internacionalização vão continuar atentos e disponíveis para responder às dificuldades destes alunos.


Todas as unidades orgânicas da UMinho vão receber alunos estrangeiros. O dia terminou com as atuações dos Bomboémia e da Tuna Universitária do Minho.


Neste momento os Serviços de Apoio à Internacionalização já estão a receber candidaturas e a preparar o acolhimento de novos alunos no segundo semestre de 2021.


A RUM esteve a acompanhar o Programa de Orientação, que marca o primeiro dia dos alunos incoming, na UMinho. Fomos perceber o que os cativou e quais as expetativas para este semestre na Universidade do Minho.


Ana Pilar, Cádis: “Na Universidade de Granada falam-nos muito bem desta academia. Tanto ao nível do departamento de biologia como de mecânica porque aqui as duas áreas estão divididas. Estou muito contente por estar aqui”.


Stanislav Gaidash, Rússia: “As minhas expetativas são muito altas porque eu tenho trabalhos de investigação na europa. O que me deixa bastante entusiasmado porque aqui é tudo muito agradável. Mal posso esperar pelo arranque das aulas”.


Ezequiel Barbeiro, Angola / Lituânia: O curso da Universidade do Minho, em engenharia mecânica e eletrónica, foi o melhor que encontrei. Pesquisei sobre tudo desde o campus às residências porque sempre quis vir para Portugal. Tenho a minha família aqui. Agora tentei e consegui".


Deixa-nos uma mensagem