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Fotografia: UMinho
Tiago Barquinha

Academia 08.02.2023 17H54

UMinho discute metodologias de ensino e aprendizagem

Escrito por Tiago Barquinha
As potencialidades do ChatGPT também vão estar em destaque.
As declarações do pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa.

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A Universidade do Minho organiza, esta quinta-feira, a primeira edição do Partilha+. O objetivo é discutir experiências inovadoras de ensino e aprendizagem, avaliação e interação com os estudantes.


O programa da iniciativa, promovida pelo IDEA - Centro de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem, arranca às 9h15 e conta com mais de 10 partilhas de experiências. Divide-se pela sala 1.16 e pela Sala André Cruz de Carvalho, no Complexo Pedagógico 2 do Campus de Gualtar, em Braga.


O debate incide sobre as seguintes temáticas: novas abordagens de ensino e aprendizagem ativa; novas abordagens à avaliação; novas abordagens ao envolvimento de estudantes no ensino e/ou aprendizagem; e utilização de ferramentas digitais no ensino e aprendizagem.


Em declarações à RUM, o pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica fala da “materialização de um momento em que docentes e estudantes se dispõem a mostrar aquilo que foi o seu trabalho de inovação e desenvolvimento pedagógico aplicado no último semestre ou ano letivo”.


Mais tarde, às 11h15, no anfiteatro B1, volta a haver uma discussão sobre o ChatGPT, uma ferramenta baseada em inteligência artificial. Manuel João Costa explica que esse conversador digital, lançado em novembro, se distingue pela “capacidade de produzir artefactos de avaliação, como textos”, tendo até a capacidade de “elaborar um ensaio”.


A discussão, realizada no âmbito do Partilha+, vai abordar “questões muito profundas sobre a forma como se deve avaliar no Ensino Superior e até que ponto pode ser tolerada a participação de uma máquina” no processo de aprendizagem.

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