ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

FOTO: NUNO GONÇALVES/UMINHO
Elsa Moura

Academia 21.04.2024 18H16

UMinho chamou centenas de pessoas para estafeta da amizade entre Guimarães e Braga 

Escrito por Elsa Moura
A prova decorreu na manhã deste domingo com início no campus de Azurém, em Guimarães e conclusão no campus de Gualtar, em Braga. Reitor da UMinho também participou lembrando que a atividade física é uma das bandeiras da instituição.

Cerca de seiscentas pessoas, incluindo o próprio reitor da Universidade do Minho (UMinho), participaram na estafeta da amizade entre Braga e Guimarães, na manhã deste domingo. Num dia de sol e calor, os primeiros elementos participantes arrancaram do campus de Azurém em direção ao campus de Gualtar pouco depois das 9h30. Ao reitor da Academia minhota coube a responsabilidade de entrar no campus de Gualtar, cumprindo a última etapa da equipa constituída por outros membros da reitoria e da instituição de ensino superior.


No total, participaram 155 equipas (4 elementos) no percurso de 24 quilómetros. A estes, juntaram-se ainda 400 participantes da caminhada da Amizade que uniu o Estádio 1º de Maio e o Campus de Gualtar.


Foram muitos os docentes e responsáveis de diferentes escolas que fizeram questão de participar, alguns deles na estafeta e muitos outros na caminhada. Fernando Alexandre, da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho e agora ministro da Educação, Ciência e Inovação também cruzou a meta com a estafeta.


Equipa de Filomena Costa foi a primeira a cruzar a meta


A primeira equipa a completar a prova cronometrada foi a Bob, Esparguete e Cia. Protagonizada por Filomena Costa, reconhecida atleta no panorama de atletismo português, licenciada em enfermagem pela Universidade do Minho e funcionária dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho. A referida equipa completou a prova numa hora, 27 minutos e 19 segundos.

Já a 2ª equipa (Guimarães 1) conclui a distância numa hora, 35 minutos e 54 segundos com a ajuda da atleta olímpica Dulce Félix. O último lugar no pódio foi para o quarteto GD Goma, que completou a distância numa hora, 38 minutos e seis segundos.


Já depois de cruzar a meta e entregar os prémios às equipas vencedoras, o reitor da UMinho assinalou que a promoção da atividade física é uma bandeira da instituição daí que o desporto teria obrigatoriamente de integrar o programa comemorativo do cinquentenário. "Temos uma comunidade na universidade de docentes, investigadores, trabalhadores técnicos e administrativos muito envolvidos em atividade física e temos, sobretudo, um número muito elevado de estudantes que regularmente pratica atividade física e participa no desporto universitário, seja no plano nacional, seja no plano europeu e, como é sabido, com excelentes resultados. Neste pano de fundo, naturalmente que a universidade teria de equacionar a possibilidade de uma participação de natureza desportiva para festejar estes cinquenta anos", começou por referir a propósito da organização do evento.


Rui Vieira de Castro saudou a participação e o espírito daqueles que se envolveram na estafeta e na caminhada.


Deixa-nos uma mensagem