ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Liliana Oliveira

Regional 27.07.2020 15H02

Rio acredita que metro possa ligar Braga a Guimarães "num futuro próximo"

Escrito por Liliana Oliveira
Soluções a nível municipal poderão passar pelo VLT ou BRT.

Ricardo Rio acredita que um metro poderá ligar as cidades de Braga e Guimarães, “num futuro próximo”.

Recorde-se que o consultor do Governo apresentou um plano no Conselho de Ministros para activar a economia até 2030. Costa e Silva propõe o desenvolvimento de sistemas de transportes colectivos nas cidades de média dimensão, onde se incluem Braga e Guimarães.


O presidente da Câmara Municipal de Braga acredita ser “uma possibilidade”, afirmando que “o ministro do Ambiente, desde a primeira hora, defendeu que essa ligação era necessária e que este é o único território onde tem um potencial de sustentabilização para o futuro”. “Faltam fazer os estudos técnicos, que temos reivindicado para que sejam realizados o mais cedo possível, e falta desenvolver o projecto”,acrescentou.


Segundo Ricardo Rio, “no Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2020/2030 está prevista uma verba substancial nesse equipamento como sendo um investimento a concretizar, ou seja, há sinalização das prioridades de investimento, mas não há ainda nenhum projecto para materializar”.


Em causa está um investimento a rondar as “dezenas de milhões de euros”. Além disso, lembra o autarca, “há uma dimensão municipal dos transportes sustentáveis que poderão passar, em Braga, pelo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) ou BRT (Bus Rapid Transit), “que representa no PNI cerca de 140 milhões”. Para investimentos desta envergadura serão necessários fundos comunitários, frisa Rio, apontando para uma complementaridade entre o PNI 20/30 e o plano de recuperação europeu. 

Deixa-nos uma mensagem