ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

null
Elsa Moura

Regional 20.07.2021 10H08

Ricardo Silva deixa cair apoio da coligação e avança para S. Victor como independente

Escrito por Elsa Moura
O atual presidente da Junta de S. Victor vai candidatar-se a um terceiro mandato, mas como independente sem qualquer apoio partidário.

ÚLTIMA HORA. Em atualização


Ricardo Silva decidiu abandonar o apoio da coligação Juntos por Braga e candidatar-se como independente, sem qualquer apoio partidário, à Junta de Freguesia de S. Victor, nas eleições autárquicas do próximo dia 26 de setembro.


Eleito pela primeira vez em 2013, como independente, mas com o apoio da coligação Juntos por Braga, Ricardo Silva assume agora uma corrida a um terceiro mandato com algumas mudanças na estrutura.


"Pelos superiores interesses de S. Victor" é o slogan da candidatura. Ricardo Silva candidatou-se em 2013 e 2017, como independente, mas sempre com o apoio da coligação de direita (PSD/CDS-PP/PPM). Agora deixa cair o acordo por considerar que as exigências que apresentou não foram aceites na totalidade pela coligação Juntos por Braga. A RUM sabe que as negociações prolongaram-se por várias semanas, mas terminam sem acordo.


Na nota enviada ao início da manhã desta terça-feira às redações é expresso que a candidatura "não é uma candidatura contra nada, nem ninguém, não pondo em causa as relações pessoais, nem institucionais entre as partes envolvidas até esta data". 


Reconhecendo o "esforço" dos partidos em querer dar continuidade ao projeto que está prestes a terminar, a equipa liderada atualmente por Ricardo Silva refere a "confiança", mas sustenta que esta "é uma opção de mudança, tomada não a pensar no que seria mais fácil ou confortável para uma reeleição apoiada por partidos políticos, mas sim a pensar numa forma de trabalhar que seja o somatório da vontade das pessoas e que reforce o posicionamento da Freguesia de S. Victor no eixo das prioridades da Cidade de Braga". 


O atual presidente de junta sustenta que a freguesia de S. Victor, pela sua dimensão e pela densidade populacional "carece de mais competências próprias e de uma atuação ainda mais dinâmica, para ir ao encontro da

resolução dos problemas sentidos no dia-a-dia". 


Ricardo Silva acrescenta que a atuação do atual executivo de freguesia "foi de proximidade ao longo destes últimos oito anos". Já durante a pandemia, esta atuação "permitiu sentir as dificuldades dos cidadãos", entendendo que "este é o tempo de pedir mais autonomia, às entidades competentes, para as Freguesias Urbanas". "Queremos ter mais capacidade empreendedora no que toca à ação social, ao ambiente, à mobilidade e queremos que seja a Junta de Freguesia a definir as opções estratégicas e prioritárias que melhor se coadunem à Freguesia de S. Victor", lê-se ainda.


Realçando que esta candidatura independente que pretende formalizar "não é de esquerda, nem de direita", Ricardo Silva defende que "deve ser assumida como uma consciência pelo reforço da cidadania e a pensar na

representação de todos os cidadãos e cidadãs que residem e fazem vida na Freguesia de S. Victor".


Até agora apenas a candidatura do PS foi oficializada a S. Victor. O candidato será Rui Dória. Com a separação entre a coligação Juntos por Braga e Ricardo Silva, a coligação terá de apresentar novo candidato e ao que a RUM apurou será um rosto conhecido da cidade: Firmino Marques, antigo presidente daquela junta de freguesia, ex vice-presidente da Câmara Municipal de Braga e atual deputado do PSD na Assembleia da República.


Deixa-nos uma mensagem