ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Redacção

Autárquicas 2017 02.10.2017 02H20

Ricardo Rio reeleito presidente da Câmara de Braga

Escrito por Redacção
Coligação Juntos por Braga reforçou a maioria absoluta e aumentou para sete o número de vereadores no executivo. O PS fica com três vereadores e a CDU mantém Carlos Almeida.

A coligação Juntos por Braga, liderada por Ricardo Rio, venceu as eleições autárquicas em Braga. Tal como indicava a sondagem da RUM/Diário do Minho, a Coligação ganha por maioria absoluta e reforça a sua votação em relação a 2013, elegendo o sétimo vereador.


Pelo segundo mandato consecutivo, a coligação de direita irá continuar a governar com maioria absoluta. Ricardo Rio falou num resultado “verdadeiramente extraordinário” que traz mais responsabilidades. 

O autarca prometeu manter uma postura “dialogante, de auscultação contínua com todas as instituições do concelho” e desafiou a equipa a “fazer um concelho mais desenvolvido, com melhor qualidade de vida e em que a Câmara Municipal está ao serviço dos seus cidadãos”.


O social democrata apontou o caminho para os próximos quatro anos: “ter um concelho que seja um exemplo a nível nacional nas políticas de inovação social, ter um concelho capaz de concretizar a sua ambicionada candidatura a Capital Europeia da Cultura e um concelho em que a câmara municipal tem serviços eficientes”.


Rio recordou os últimos quatro anos para assegurar que Braga continuará a ser um concelho com voz “que não se fecha sobre as suas próprias fronteiras”. Para o autarca, a eleição de sete vereadores é também “um alerta” para o país: “não foi por demérito dos nossos adversários, alguma da comunicação social nacional devia começar a olhar mais para Braga e perceber o que se faz aqui”, disse, terminando depois com um agradecimento embargado à família e um aplauso longo dos apoiantes presentes no Mercure numa noite de festa.


Para a Câmara Municipal de Braga a coligação Juntos por Braga contou com o voto de 49.092 eleitores (52,05%) elegendo sete vereadores. Na Assembleia Municipal também reforçou a votação conseguindo vinte mandatos (45.256 votos).

Deixa-nos uma mensagem